sábado, 14 de julho de 2012

Depois dos 30

Nossos clubes de futebol estão, na minha opinião, com o foco equivocado. O futuro é garimpar e preparar novos NEYMAR, OSCAR, ROMARINHO, ADRYAN, MATTHEUS...
Mas os nossos dirigentes, talvez ávidos por resultados imediatos (sem garantia de ver realizados e com um custo infinitamente maior), estão no mercado buscando ex-craques ou mantendo-os nas equipes, enquanto o pouco que produzem é o contraponto do muito que recebem.
Dá pra fazer duas "seleções", mas eu penso que pra jogar preliminares. Alto rendimento exige, entre outras coisas importantes, uma certa dose de juventude.

TIME A: Dida (Portuguesa, 38 anos); Léo Moura (Flamengo, 33), Índio (Internacional, 37), Juan (*) (ex-Roma, a caminho do Brasil, 33) e Felipe (Vasco, 34); Juninho Pernambucano (Vasco, 37), Deco (Fluminense, 34), Seedorf (Botafogo, 36) e Roberto (Grêmio, 38); Forlan (Internacional, 33) e Loco Abreu (Figueirense, 35). 

TIME B: Rogério Ceni (São Paulo, 39), Paulo Baier (Atlético Paranaense, 37), Fabão (Comercial, 35), Luiz Alberto (Atlético Paranaense, 34) e Kleber (Internacional, 32); Renato (Botafogo, 33), Renato Abreu (Flamengo, 34), Marcos Assunção (Palmeiras, 35) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético Mineiro, 32); Deivid (Fla, 32) e Luiz Fabiano (São Paulo, 31). 
E ainda periga aparecer por aqui o Riquelme (ex-Boca, 34), Malouda (Chelsea, 32), o Tcheco (Coritiba, 36 ) que não sabe ainda se pára já ou fim do ano e ser "reintegrado" por algum clube o Roger (ex-Cruzeiro, 33).

Não que eu só enxergue em alguns deles a falta das condições necessárias para defender os clubes que atuam, mas o investimento é desproporcional. Chega a beira da estupidez. O que defendo é a prioridade do investimento para as categorias de base, que na grande maioria dos clubes está com instalações em péssimas condições, com raras excessões. E o que é pior: deixam os "meninos" sem condições de avançar na carreira no seu próprio clube, como é o caso dos garotos do Flamengo, verdadeiros craques sendo impedidos de jogar porque o treinador e os dirigentes querem só os "experientes" ex-craques com mais de trinta.


(*) JUAN é aquele zagueiro revelado pelo Flamengo e da Seleção Brasileira que pode estar vindo para o Internacional de Porto Alegre. Na negociação o clube ofereceu LUCAS, um volante de apenas 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário