terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hoje têm Internacional

O jogo será arbitrado pelo trio holandês: Bjorn Kuipers, Berry Simons e Sander Van Roekel; o Internacional jogará com o uniforme totalmente VERMELHO e a partida terá início as 14h, horário de Brasília (20h em Abu Dhabi).

O Mazembe, adversário do Inter na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, joga no 4-5-1 em duas linhas, com um volante entre elas (desdobrado em 4-1-4-1). E mostrou, na vitória de 1 a 0 sobre o Pachuca, nesta sexta-feira, um bom repertório de movimentos sincronizados, tanto sem a bola como também nas transições ofensivas.

O principal avalista desta variação de jogadas é o meia-central Bedi, autor do gol. Ele atua como um legítimo box-to-box britânico. Recua, marca, combate quando o adversário tem a posse; e avança, desprende-se da linha, oferece alternativa para o passe assim que a posse é recuperada. A participação dele é tão intensa que eu, de início, vi o Mazembe no 4-2-3-1, com Bedi adiantando o posicionamento para a marcação com pressão sobre a bola. Mas, com ajuda do amigo Pedro Lampert, inverteu-se esta percepção: ele não partia da primeira linha para marcar ou avançar com a bola, mas sim recuava da segunda linha acompanhando o adversário.

Com a bola, o Mazembe faz algo comum às equipes em duas linhas. Um winger prefere a diagonal – Singuluma, pela esquerda – e o outro meia-extremo procura a linha de fundo – Kabangu, na direita. O movimento de Singuluma é compensado pelo apoio do lateral Kasusula, que ocupa o corredor aberto pelo companheiro e aprofunda as jogadas na esquerda. Defensivamente, a basculação se dá com o lateral-direito Nkulukuta, mais preso à base, guarnecendo os avanços de Kabangu.

Sunzu é o volante central, entre a linha defensiva e o meio-campo. Segundo avaliação do auxiliar técnico de Celso Roth, Humberto Ferreira, ele é jogador de grande destaque pela capacidade de organizar a equipe no primeiro passe – ‘faz boas inversões’, disse o profissional colorado. Isso é importante no 4-1-4-1 – a transição ofensiva com bola longa para os meias-extremos, abrindo a defesa adversária e dando velocidade à recuperação da bola.

Como o Inter deve jogar em losango, Guiñazu terá de acompanhar os avanços de Bedi, e Tinga cuidará do discreto Kaluyituka. Isso permitirá ao central Wilson Matias proteger o lateral que estiver sob ataque. Afinal, Nei e Kleber vão ‘bater’ com os wingers do Mazembe, e precisarão do socorro de Matias para evitar que os zagueiros Índio e Bolívar saiam da área.

Com a bola, D’Alessandro centralizado provavelmente sofrerá perseguição forte do volante central – Sunzu foi expulso, mas certamente outro marcador implacável atuará por ali. Será importante movimentar-se para, se não conseguir jogar, abrir espaço aos apoiadores Tinga e Guiñazu. Na frente, uma alternativa é deslocar Sobis da esquerda para a direita, jogando sobre o setor do apoiador Kasusula.

2 comentários:

  1. Meu bloguito faz 1 ano hoje, a existência dele é você!
    Obrigada pela amizade... Aprendi que no mundo virtual também
    existe amizade... E você me presenteou com a sua.
    Deixei um selinho da amizade para você em meu blog...Obrigada. Bjks de Vivinh@

    ResponderExcluir
  2. Acabei perdendo o jogo hoje, mas ví agora pouco na internet que o Inter perdeu.
    Zebraça né?
    Futebol é mesmo uma caixinha de surpresas...

    Parabéns pelo post, tá super bem escrito amigo.

    Beijo,
    Boa noite.

    ResponderExcluir