terça-feira, 28 de outubro de 2014

A culpa não é do nordeste

Passei boa parte da minha vida trabalhando e morando no Norte e Nordeste. Eu sou do Sul.
Morei no Centro-Oeste e no Sudeste. Conheço bem o Brasil.
Tenho grandes amigos destas regiões, alguns ainda vivem em seus estados de origem.
Sempre entendi que essas regiões foram tuteladas pelo poder político do Sul e Sudeste, com o único objetivo de cabular votos nas eleições.
Poucos investimentos...
Parcos serviços...
O mínimo para sobreviver, como receita.

Por ser um povo valoroso, migraram nas boleias ou aproveitaram as oportunidades e superaram a seca, a miséria e cresceram. Como gente e como profissionais.
Você vai a um restaurante em São Paulo e quem é o Chef? Um cearense!
Vai numa obra no Rio de Janeiro e quem é o mestre? Um paraibano!
Vai no porto em Santos e quem é o capitão do navio? Um amazonense!
Vai na redação de uma rede de comunicações em Brasília e quem é o editor? Um pernambucano!
Vai numa livraria em Minas comprar um livro e de quem é o autor? Um baiano!

Não raro tomamos conhecimento que um nordestino ou nortista faz sucesso nos Estados Unidos ou Europa, em áreas sem aquele glamour televisivo para a exposição: um médico, um pesquisador, um cientista! Se fosse uma mulher de bunda avantajada e nome emprestado de fruta tropical, seria capa de jornal e revista. É do jogo!

Então entrou na nossa vida esse câncer, este partido político que nada mais faz do que promover a luta entre os descendentes europeus e os das misturas raciais por todo o Brasil. Do cultivo ao ódio entre os ricos e mais abastados e os pobres e miseráveis. Apropriaram-se de programas sociais em fase inicial de implementação e transformaram tudo em moeda de troca para manter seu hediondo projeto de poder. É claro que os mais desfavorecidos foram o alvo... Voto não requer classe social, não requer educação, basta saber assinar o nome pra conquistar o título de eleitor. Todo dia a gente vê nas redes sociais manisfestações de mães querendo aumento do benefício pra comprar calça de griffe pra filha, de smartfone pro filho adolescente e até funcionários comissionados de prefeituras que beneficiam seus próprios parentes e não as pessoas pelo critério legal.

Por isso o programa só cresce, sem nenhuma porta de saída para o desenvolvimento do beneficiado. E a candidatA se vangloria nos debates de que o programa bate todos os recordes de atendimento. Quanta estupidez!

Pois essa gente votou em massa na mulher e ela fica mais quatro anos. Atrasamos o país 12 anos e agora decretamos o atraso por 16 anos. Vejo os mais jovens, idealistas de banco de escola se achando descendentes de Che Guevara, eufóricos com o triunfo dessa camarilha. O mensalão foi por uma 'boa causa' deles, o petrolão foi por outra e assim o país passou a achar normal 'tomar' do Estado pra 'dar' aos mais necessitados. Não perdem um segundo pra raciocinar que o Estado não produz nada, não gera riqueza. Tudo é tomado daqueles que investem, produzem, geram emprego e recolhem impostos.

Estamos no pior caminho possível!
Ninguém olha ao redor e enxerga a Argentina, a Venezuela, Cuba... Acham que estão em Miami, comprando eletrodomésticos a prestação sem renda pra pagar, mas tudo financiado pelos programas MEU ISSO, MINHA VIDA; Mais aquilo, Meu Tesouro... ou sei lá qual.
A inadimplência é estratosférica!
Não pagou? O Tesouro cobre!
Então votar neles é normal. Foi o que fizeram.

Agora é hora de pagar a conta. Não existe almoço grátis!
Os investidores estrangeiros vão investir nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa.
Os empresários brasileiros vão fazer fábrica na China, no Camboja, no Vietnã...
Vai faltar emprego.
Vai cair a arrecadação de impostos.
Vai diminuir a distribuição de dinheiro nos 'programas sociais'.
Vai sobrar povo e faltar cartão do Bolsa Isso e Aquilo.
E eles vão votar na próxima promessa que lhes dê esperança de receber sem produzir.

Enquanto isso o país vai perdendo punch e ficando cada vez mais difícil se reerguer.
Porque os que poderiam fazer a diferença, mudar o país e garantir que os que mais precisam MESMO fossem educados, apoiados, desenvolvidos e passassem a gerar riqueza; ficaram em casa assistindo os 'artistas' brasileiros se apresentarem na TV. Foram 30 milhões de ignorantes que não disseram nas urnas o que queriam para o Brasil. Venceu o grupo de pessoas que quer ver gente sendo manipulada pra dar voto para canhotos espertalhões que seguem enriquecendo com dinheiro público.
Infeliz 2015...2016...2017...2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário