segunda-feira, 27 de outubro de 2014

RETALHOS DE UMA ELEIÇÃO

O futuro de 'Diuma' chegou a noite passada, no palanque da vitória, um futuro do pretérito. Mas o amanhã da presidente reeleita estava estampado na máscara da terrível cara de ontem dos aliados que a acompanham agora em um novo mandato.
Lá estava o vice-presidente Michel Temer, com seu PMDB, que se prepara para outra reeleição: reconduzir Renan Calheiros à presidência do Senado e 'inovar' com Eduardo Cunha no 'timão' da Câmara.
Lá estava Carlos Lupi, varrido pela 'faxina' em 2011 do Ministério do Trabalho, que permanece até hoje sob domínio do PDT e sob investigação da Polícia Federal. Carlos Lupi não foi preso, mas já foi perdoado pela governanta e fez parte do Comite de Reeleição.
Lá estava Ciro Nogueira com seu 'glorioso'  PP, o partido que nadou de braçada nas propinas na diretoria de Abastecimento da Petrobras na época do ex-diretor Paulo Roberto Costa, hoje delator e corrupto confesso.
Lá estava Antonio Carlos Rodrigues, do PR, uma legenda efetivamente comandada pelo presidiário Valdemar Costa Neto, do escândalo milionário e que ainda não sabemos se também 'mamava' no escândalo bionário.
Lá estava Rui Falcão, presidente de um PT que se especializou em 'retirar' recursos do Estado para manter-se no poder. Foi assim com o milionário mensalão e agora o mundo conheceu o 'petrolão', um escândalo bilionário. Tesoureiro de partido por tesoureiro de partido, o PT é imbatível no quesito 'apropriação de dinheiro público'. Mas tudo contabilizado como caixa dois, vai vendo...
Lá estavam Gilberto Kassab - PSD, Vitor Paulo - PRB, e Eurípedes Júnior - PROS, cujas legendas são as mais claras evidências de que o país precisa de uma reforma política. Será a minha prioridade, anunciou a 'nova' presidentA, a cada nova prioridade que se apresentava.
No meio do discurso da vitória, a promessa de uma 'coligação' que não faz o que prega: “Terei um compromisso rigoroso com o combate à corrupção e com a proposição de mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade, que é protetora da corrupção.” Na prática, os que foram flagrados com a 'mão na cumbuca', viraram 'heróis do povo brasileiro' e estão se encaminhando para passar o resto das suas 'férias' em casa. Mas quem liga pra realidade, ainda mais em dia de vitória?
A frase contradiz a imagem, pois ao seu lado estava Lula, que se valeu da proteção da 'aliança do mal' para 'se dar bem' e nem ser citado nas investigações do mensalão. Chegou mesmo a ser reeleito em 2006 pela maioria do povo brasileiro. Nada muito diferente do que ocorreu agora, como se pode ver no mapa da distribuição do Bolsa Família comparado com o Mapa de Apuração dos votos na petista. Petrolão fora!
Outro dia escrevi um post no Twitter que dizia mais ou menos assim: "Se houvesse eleição na granja, os frangos elegeriam a pessoa que distribui a comida, não importando que esta mesma pessoa seja também o responsável pelo abate".
'Diuma' retorna ao Palácio do Planalto iludida pelo pior tipo de 'certeza' que um presidente pode ter: 
a ilusão de que preside.

Nenhum comentário:

Postar um comentário