sábado, 10 de setembro de 2016

A Grande Mentira da Jornada de 12h

A esquerda nunca será vencida se você não entender como ela pensa. Não apenas o que ela pensa, é como ela pensa.
Lula e Haddad estão convocando um ato hoje "contra a jornada de 12 horas" que eles SABEM que é mentira, assim como Jandira, que falou disso ontem no debate na RedeTV. Você não combate um mentiroso que mente deliberadamente dizendo para ele "isto é mentira" e mostrando fatos e dados que provam o que você diz.
Dizer para um mentiroso que ele está mentindo é tão eficiente quanto ser assaltado e dizer para o bandido "isso é contra lei". Ou você desarma o bandido, ou chama a polícia ou entrega o que ele pediu, mas tentar explicar para um criminoso que ele está cometendo um ato ilegal na esperança de impedir o crime é de uma ingenuidade atroz.
As origens da mentira como arma política são tão antigas quanto a própria política. É possível encontrar traços de "mentira política" até no comportamento de animais, como chimpanzés que buscam a liderança do grupo e dão comida como forma de "comprar votos". Se a mentira não foi inventada ontem, ela evidente está num patamar totalmente novo de alguns anos para cá.
Um dos grandes contribuintes para a transformação da mentira como arma política de destruição em massa foi, evidentemente, Karl Marx. Parte do marxismo se baseia na idéia de que a sociedade é definida por suas relações econômicas (o que é totalmente comprado por uma pequena parte dos liberais que chamo de "marxistas de direita"). Sua relação com os "meios de produção" define a sua "classe social" e também a sua maneira de pensar e agir.
Suas idéias, portanto, não são suas, mas da sua "classe". Marx foi o patrono da visão de mundo em que seus argumentos não possuem valor em si, eles são apenas o reflexo do meio em que você foi criado, suas origens e sua "consciência de classe". O que importa não é necessariamente o que você diz mas quem você é.
A implicação direta disso numa mente revolucionária é um passe livre para mentir, desde que isso avance a revolução. O inimigo, a "classe burguesa", nunca entenderá seus argumentos, portanto não há necessidade alguma de ser fiel aos fatos, é perfeitamente possível mentir e depois, apenas muito depois, ser julgado pela história.
É aceitável numa mente revolucionária dizer algo que ela própria sabe que é mentira porque, neste caso, os fins justificam os meios. Se um burguês é incapaz de entender os argumentos dos revolucionários, por que perder tempo argumentando?
Lula, Haddad e Jandira sabem que é mentira que o governo Temer esteja propondo uma jornada de 12 horas diária, ele está apenas buscando regulamentar uma relação trabalhista que já existe em diversas carreiras como médicos ou policiais. Mas e daí que é mentira? O importante é carimbar na testa do governo "golpista" (outra mentira) que ele é "escravocrata" e "contra os trabalhadores", um serviço que foi muito facilitado pelas "correias de transmissão" do petismo na imprensa.
Política é construção de narrativas e a esquerda sabe perfeitamente disso. A "jornada de 12 horas" não é verdade, é uma narrativa política eficiente que conta com a conivência de parte do jornalismo e a falta de visão e foco dos conservadores que, ao se depararem com uma situação como essa, dão os ombros e dizem "dane-se, é mentira", como se a verdade prevalecesse sem ser defendida ou protegida, como se os fatos sempre vencessem no final.
Lute pela ocupação de espaços, pelo financiamento e a estruturação de think tanks, veículos de comunicação, editoras e organizações que ajudem a defender não apenas os fatos mas a própria idéia da verdade em si, talvez a grande vítima do séc. XX. Sem entender como uma mente revolucionária funciona, você pode ter sorte em um ou outro embate, mas não terá a menor chance de vencer a guerra.
Leia mais sobre isso:
- Lula e Haddad organizam manifestação em São Paulo contra jornada de 12 horas | Lauro Jardim - O Globo http://glo.bo/2czCYwK
- Verdade ou não? http://bit.ly/29XczJD
- "Jornada de 12 horas"? Pare de ser manipulado por manchetes, seu trouxa – Senso Incomum http://bit.ly/2czDLxF
Alexandre Borges - Facebook
- A mentira como sistema (Olavo de Carvalho) http://bit.ly/2czEnDy

Nenhum comentário:

Postar um comentário