sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Minha Guerra Contra as Operadoras de TV e Internet

Quem me acompanha aqui e nas redes sociais soube que, desde o dia 14 de Setembro de 2016, estou sem internet. O motivo é simples: CANCELEI meu plano de TV, telefone e internet com a prestadora NET. Aquela mesma, que hoje forma com a Embratel e a Claro, uma só prestadora de serviços de TV por assinatura, telefone fixo e internet. O valor pago era estratosférico, se chove o telefone e a internet não funcionam e o sinal de TV cai hora sim, hora não. Isso que o Wi-Fi não cobre toda a área do meu domicílio. Então fui buscar outra opção e escolhi a VIVO, comprando um plano pela METADE do preço da NET com basicamente as mesmas opções que uso costumeiramente e MAIS 10Mb de internet que o plano anterior. Negoção!

No dia 14 eu pedi o desligamento da NET com a promessa da Vivo de instalar tudo no mesmo dia, mas isso não aconteceu. Ficou para o dia seguinte... e nada!
Dia sim e no outro também, liguei, fui na loja de atendimento, reclamei, remarquei... e nada!
No dia 23 viajei e só retornei dia 26, não sem antes comunicar a Vivo que não estaria na cidade nesse período. Adiantou?
- Não! Ligaram 'trocentas' vezes dizendo que tinham técnico disponível para fazer a instalação. Recebi até ligação durante o batizado da minha netinha, em plena igreja.

No dia 27, liguei para a Vivo liberando a instalação. No dia 28 um técnico se apresentou na portaria do edifício, rumou para o armário de distribuição do cabeamento e... Meu Deus! Apavorei!
O armário é uma 'árvore de natal' de conexões, um emaranhado de cabos interligados, como se fosse uma 'gambiarra' oficial. E pior... não existia ponto disponível para fazer a conexão da minha residência. Segundo o técnico, confirmado por uma ligação da Vivo horas depois, haveria necessidade de uma 'adequação' da caixa de distribuição, para efetivar minha aquisição.

Por curiosidade, pedi ao zelador para abrir os armários das outras operadoras e constatei que a situação era um pouco melhor, ou pelo menos mais 'organizada'. Esqueci de mencionar que a Vivo afirmava ser necessário até 14 dias de prazo para 'adequar' o armário e só então concluir minha instalação. Deixei rolar, enquanto pesquisava outras opções.

Durante este período, recebi um sem número de ligações de telemarketing, indicando que havia um ponto disponível da Vivo e se eu queria concretizar a instalação. Eu foi quem explicou para as meninas do telefone que não havia tal ponto e que havia a necessidade de adequação, etc... Mas elas insistiam, diziam que aquele ponto 'delas' acabara de vagar no 'sistema' e que um técnico poderia vir imediatamente para concluir a instalação. Eu autorizava, horas depois alguém ligava e dizia que não era possível instalar porque precisava fazer uma 'adequação'. Perdi as contas... Mas não foram menos de cinco casos.

Aqui no Paraná, a Copel, empresa de energia elétrica do Governo do Estado, tem uma subsidiária denominada Copel Telecomunicações. A Copel Telecom oferece banda larga a partir de 50Mb em Curitiba (em outras cidades do estado oferece a partir de 30Mb), com fibra ótica até o ponto no interior do domicílio. Um foguete! Estável! Excelente! É mais cara cerca de 33% que as demais e ainda cobra uma taxa de instalação de quase R$ 100,00. Meu cunhado assina e está satisfeito.
Liguei para o 0800 41 4181 para mais detalhes. Foram 18 tentativas: todas caem na espera e você fica ouvindo uma mulher propagandear os serviços da Copel, mas atendimento que é bom, nada! Não existe loja física para atendimento presencial.

No dia 30, finalmente, uma moça me atendeu no 0800 da Copel. Explicou o plano, foi lembrando de coisas que precisava dizer durante a conversa e quando disse do meu interesse, fez um cadastro que demorou quase 15 minutos. Despreparada para a função é o mínimo que posso dizer.
Finalmente, concluido tudo, ela me passou o prazo de instalação: de 30 a 40 dias! Cancelei tudo imediatamente. Se no prédio existe a instalação, se outros moradores já utilizam o serviço, porque diabos um técnico não instala no meu apartamento em, digamos, 3 dias? Seria razoável! Mas sabe como é: funcionário público, aquela boa vontade descomunal, participação nos lucros, licença prêmio, estabilidade... Leva 30 dias pra trocar o pé de lá pra cá. Privatizar é preciso!

Outra opção: Claro TV... lá fui eu. Foi neste momento que descobri que Claro e NET são a mesma coisa, agora. Mas pasmem: os preços são diferentes para o mesmo 'combo', como eles chamam. Na Claro, com 20MB menos de internet e menos 100 canais de TV, eu teria que pagar uma instalação de R$ 240,00; sendo que a instalação está no meu apartamento intocável desde que cancelei o pacote da Net.
- Não posso excluir a instalação, senhor...
- Eu sei, senhor, mas faz parte do plano, senhor...
- Não posso deixar de cobrar, senhor...
- Foda-se, senhor!

Na Net, mesmo protestando, você paga R$ 60,00 de instalação, sem que o técnico tenha que lançar um milimetro de cabo, só conectar aparelhos... É claro que não fechei com a Claro.

Quando já era 5 de outubro, voltei na Vivo pra saber se a 'adequação' sai ou não sai. Não sai! Segundo uma pessoa responsável (?) pelo serviço, o síndico do meu prédio 'não autorizou' a adequação. Era mentira! Na verdade, o síndico implora para que as operadores façam a adequação, diminuindo os riscos de curtos circuitos, incêndios; segurança, enfim!
Questionada, a moça do atendimento me confessou: a Vivo não dispõe de orçamento este ano para fazer a adequação do armário no meu edifício e não será possível instalar meu 'combo' este ano, pelo menos. Mas não é só isso: no sistema da Vivo, um ponto disponível aparece no meu endereço predial. Assim, qualquer pessoa do meu condomínio que se dirija a Vivo para comprar um 'combo' será atendida e o processo fica em looping, como no meu caso. Até que a pessoa desista de esperar a instalação e mande a Vivo para o inferno e compre de outra operadora. Só esta semana mais duas pessoas do prédio passaram pela mesma situação, além de mim.

Enquanto isso, o desGoverno do PT mandou dinheiro do BNDES que nunca mais veremos, para Cuba, Angola, Venezuela, entre dezenas de outros países amigos da esquerda caviar brasileira, para obras de infraestrutura. Aplicados no Brasil não teríamos esses problemas todos...

No dia 6 de outubro, voltei para a Net. Eram 10h30 da manhã quando fechei a aquisição de um novo combo. As 17h30 minha TV por assinatura estava de volta, assisti a goleada do Brasil na Bolívia (5 x 0) pelo SporTV e não precisei aturar a transmissão do Galvão Bueno. Hoje, 6h30 da manhã, minha TV estava sem sinal. Liguei as 7h para o técnico que instalou, ele virá mais tarde ver qual o problema. A internet está funcionando... até quando? Não sei!



Nenhum comentário:

Postar um comentário