quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Que Meus Olhos Andam Vendo?

 Acordei vendo coisas. Preciso urgentemente revisitar minha oculista. Depois do café, liguei para o consultório.
- Quero falar com a doutora Ana. É o Davi...
- Pois não? Em que posso ajudar?
- Doutora, estou vendo “coisas”... Preciso que a senhora me atenda...
- Você pode às 10h?
-Sim! Chego ai num instante. Obrigado!

E lá me fui, quase correndo, pra ser examinado pela oculista, as coisas que ando vendo não são nada boas, são assustadoras até... Chego ao consultório e já está tudo preparado, como se fosse uma emergência em clinica psiquiatra. Vamos com calma, eu só quero um exame nos meus olhos, ora bolas!
- O que está acontecendo, Davi? A doutora Ana parece preocupada...
- Doutora, veja só... Acordei e fui ler os jornais, vejo no Estadão: “Mantega dá prazo para bancos privados baixarem os juros” A reportagem diz que o prazo é de 30 dias. Fico a me perguntar: - Se os bancos privados não fizerem o que o ministro quer, ele fará o que? Vai cassar a carta-patente de operação do banco? Vai aumentar o depósito compulsório? Vai publicar decreto da presidenta estatizando a instituição? Eu não devo ter visto isso, né?
- O que mais o senhor andou vendo?
- Li na Folha que a presidente Dilma exige, em nome da transparência, que as montadoras abram suas planilhas para o governo, ela quer saber o que se passa com a administração dessas empresas privadas que estão sempre precisando de socorro do governo pra “liberar os pátios”... Ela acredita em “má gestão” ou que “andam gastando mais do que arrecadam, quer dizer, faturam”. Coisas deste tipo eu ando lendo nos jornais...
- Sei! Mas é só isso? Sinto que a doutora está impaciente...
- No O Globo, a senhora com certeza não leu, mas meus olhos mostraram que o senador Demóstenes vai tentar manter seu mandato; o problema foi tudo o que o ex-Demóstenes já disse no passado sobre gente como o atual Demóstenes recém-revelado... Ah! E aquele caso do grupo de empresários que contratou uma empresa de consultoria privada estrangeira pra “bisbilhotar” os procedimentos administrativos do governo, inclusive tem salas no Palácio do Planalto e acesso a informações sigilosas do país. A matéria diz que isso tudo é do pleno agrado do governo, mas meus olhos acham “estranho” que o governo aceite ter uma “Casa Civil do B” em suas próprias dependências; isso só pode ser alguma doença nos meus olhos, não devo ter lido isso nos jornais, de verdade...

- Hummmm! Algo mais o senhor anda vendo?
- Bem doutora, esse caso eu fico meio constrangido de dizer, porque até parece loucura... Nem eu acreditei no que meus olhos leram na Veja: Imagina a senhora que a revista disse que aquele ex-presidente anda fazendo chantagem para que um ministro do Supremo Tribunal Federal defenda o adiamento do julgamento daquele tal de “mensalão” pra depois das eleições... Engraçado! Não me lembro de ter visto que ele tenha dito que assim, aqueles outros dois ministros já vão estar aposentados e portanto serão dois votos menos para a condenação dos seus lacaios... Hummm! Preciso ler a matéria de novo...  Pois hoje eu li que o Instituto Lula emitiu uma nota oficial negando a matéria da revista, ainda bem né? Veja a senhora: a “pessoa física” do senhor Lula da Silva vai a um encontro secreto e tenta chantagear um ministro do STF, isso seria crime se fosse confirmado, né? No dia seguinte a repercussão da notícia, a “pessoa jurídica” do senhor Lula da Silva confirma o encontro, mas nega a matéria da revista. Meus olhos leem então que, dessa forma, fica sendo mentira o que a Veja publicou, mas é totalmente verdade o que o ministro disse?

- É o ponto de vista dos seus olhos...
- Eu já tinha desconfiado disso... Na semana passada eu tinha lido, acho que foi na Zero Hora, que o PT havia arrecadado 50 milhões de reais em doações de empresas que tem negócios com o governo. Não deve ser isso, é mais uma “visão” que ando tendo. Afinal, a executiva nacional do PT reunida em Porto Alegre faz dias, aprovou uma resolução defendendo o financiamento público das campanhas.

- Certo, mas isso faz sentido: se eles arrecadam 50 milhões de reais com doações de empresas em troca de favores do governo para seus negócios, o PT deve querer que esse dinheiro passe a ser um “plus”, já que havendo o financiamento público para pagar as contas das campanhas... Nãoooo, esquece isso, eu não disse isso... O senhor está me sugestionando.
- Doutora? A senhora me curou!

- Pode ser! Mas nós estamos todos ferrados com essa nossa “democracia” em vias de se transformar em “partido único”. Pode ir... Os seus olhos estão perfeitos! Nossa política é que está completamente errada! Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário