terça-feira, 6 de novembro de 2012

ENEM Politizado

Tenho uma filha que fez ENEN no último fim de semana. Dei uma olhada pra saber algo sobre as provas, aquela coisa de pai querendo saber das chances da filha. Nada lógico, mas a "torcida" justifica! Hehehe!
Quando cheguei no tema da redação, caí duro pra trás...
Depois pensei: não dá pra esperar nada diferente de um MEC tocado a quatro patas pelo "pouca prática" do Haddad e agora pelo incompetente do Mercadante. Esperar o que?
O tema da redação, pra quem não viu é: "O movimento imigratório para o Brasil no século XXI".
Estamos há 12 anos no século 21, faltam portanto 88 anos para um novo século e pouco menos de 30 anos pra chegar no meio dele, e os caras querem "formar conceito" do movimento imigratório no período? Por que não no século 20 ou "nos últimos 10 anos"? Ou melhor ainda: estas ocorrências no início deste século poderá definir uma tendência? Algo assim, mais palpável...
A princípio parece só uma bobagem, mas a coisa é mais profunda!

A "base" para orientar os alunos foram três textos: a verdadeira imigração que "formou" o país, entre os séculos 19 e 20; a fuga dos haitianos estraçalhados pelo terremoto para o Acre e a "invasão boliviana" em São Paulo para trabalhar nas oficinas de costura, ambos no início deste século. Para o MEC a imigração paraguaia para a construção civil no sul do país nem está acontecendo, ou nem devem ter ouvido falar.

O que eles pediram para os alunos escreverem? Uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos...
Além de exigir dos adolescentes que projetem uma política pública de intervenção para o problema, coisa que estes péssimos governantes não sabem como fazer, ainda querem uma reflexão politizada da abordagem com viés socialista de "respeito aos direitos humanos", ou seja: se mandar os imigrantes de volta para os países de origem, mesmo a bordo de aviões e assentos na primeira classe, vão "levar zero" na redação; avisa o texto enunciativo.
Transformam assim a ocorrência atual num programa imigratório como se esse fosse igual aqueles dos dois últimos séculos, quando o governo da época incentivava a vinda de estrangeiros para o Brasil.

O aluno que escreveu sobre o assunto escorado na legislação brasileira, o que poderia culminar na repatriação dos envolvidos, fez lambança no ENEM. Não é isso que eles querem ler! Para ganhar "boa nota", não serve conhecer a lei, saber o que deve ser feito segundo a legislação que regulamenta a nossa sociedade. Não! Pra ter "boa avaliação" nesta redação, o aluno precisou ser bonzinho, ser do "bem", condescender com os haitianos e bolivianos, coitadinhos, e propor algo como Bolsa Imigrante. Esse, vai ganhar um reluzente 10 pela redação. E provavelmente, até, um convite de filiação ao partido... Duvida?
Vou lembrar você então do que fizeram para o BMG, aquele outro banco do "mensalão": uma alteração na lei, retirando a exclusividade da CEF pra fazer empréstimos consignados aos aposentados do INSS; e uma carta "oferecendo crédito" aos velhinhos... Tudo assinado pelo Ministro da Previdência e o Presidente da República... Lembrou?
Pois é... eles são assim, bonzinhos com quem concorda com eles!


Nenhum comentário:

Postar um comentário