quinta-feira, 16 de maio de 2013

Carta Aberta à Minha Filha

Bom Dia, Filha!
Feliz Aniversário!
Nossa, lá se foram 18 anos...

Soube que você seria a primeira e única menina do nosso 'clã de machos' no dia primeiro de maio de 1995. Estava naquela festa da família que anualmente rende homenagens aos meus avós paternos Paulino e Maria, os 'Coelho da Costa'. Somos mais de 150 descendentes diretos deles. Você é uma delas...

Minha irmã e sua então futura madrinha, soube do resultado da sua última visita ao consultório da ginecologista, ainda na barriga da sua mãe, que o exame apontava ser 'uma menina' com alta probabilidade de nascer dali 15 dias. Guardou o 'segredo' pra ela, pois eu não quis saber antecipadamente. Mas ela deixou escapar uma frase que me deu a certeza: - Você vai gostar!

Todos na família sabiam que eu torcia por uma menina, depois do nascimento de três rapazes, seus amados irmãos. Aquele "Você vai gostar" logicamente não se referia a outra informação que não fosse "é uma menina"; obviamente que eu gostaria seja qual fosse o gênero de um filho.

Não lembro com certeza se foi no dia seguinte ou no outro que seu irmão, então com pouco menos de 5 anos, acordou dizendo que sonhou com seu nascimento e que 'você' não queria jogar bola com ele. - Meninas não gostam de jogar futebol, né pai? - ele disse! Mas a essa altura eu não tinha mais dúvidas!

Na maternidade, pouco antes das 21h daquele 16 de maio, eu e sua madrinha estávamos no corredor, próximos do centro cirúrgico, quando ouvimos o seu choro, seu despertar para a vida! Dez minutos se passaram até que uma enfermeira viesse confirmar a notícia: A Fernanda nasceu! Parabéns papai!

Hoje, dezoito anos depois, ainda fico 'embaçado' e com aquele 'nó' na garganta, sorrindo com os olhos e com o coração em festa. Da mesma forma que fico todo 29 de maio, todo 16 de janeiro e todo 21 de agosto. Em todos esses dias um pedacinho do meu coração se dividiu e passou a bater em vocês, meus filhos.

Hoje passo o dia inteiro em festa, na intimidade secreta dos meus pensamentos, nas batidas compassadas do meu coração cada tum-tum, tum-tum é como o compasso de uma melodia, cuja letra se repete harmoniosamente: Eu amo você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário