quinta-feira, 18 de julho de 2013

Presidente ou Presidenta?

Vejo muita gente se perguntar: presidente ou presidenta? Eu e alguns amigos escrevemos presidentA nos nossos posts no Twitter, assim mesmo, com o 'A' em caixa alta, por puro deboche. Não é mesmo @ZazaS_??
Outros escrevem 'presidanta', numa clara referência a pouquíssima, se não nenhuma, competência da nossa (deles) governANTA. E antes que um petralha mais saidinho se exaspere, fica aqui o registro de que tudo que dela se diz de negativo é MERECIDÍSSIMO.
Pronto! Agora pode se exasperar a vontade, se rasgar todo, enfim...
 
Meu amigo de mais de 30 anos, com conta no FACEBOOK (Roberto Silva), republicou um texto que explica bem direitinho, como se fosse uma aulinha de português (Eu sei, petralhas! Vocês fugiram da escola e só aprenderam a ler pra saber o que diziam o Mancha Negra, o João Bafo de Onça, a Maga Patalógica, a Madame Min e os Irmãos Metralhas; seus ídolos nos gibis das suas infâncias - só vendo as 'figurinhas' vocês já fizeram o que fizeram; imagina se chegassem a faculdade sem precisar formar banca de amigos, como fez o Mercadante pra conseguir seu título na UNICAMP)
  
Me empolguei! Acontece, mas vamos ao texto sobre o qual eu comentava. Ah! É claro que andei fazendo alguns pequenos comentários complementares. Tenho certeza que vocês vão compreender. Desde já minhas desculpas a autora, pela distorçãozinha do original. Mas eu não resisto!
 
Porque o certo é PRESIDENTE?
A presidenta foi estudanta? (Digamos que há controvérsias aqui)
Existe a palavra: PRESIDENTA? (Pra agradar a 'Diuma' eles mentem descaradamente. Me surpreende que não passaram a chamar de 'presidentO' aquele amante da chefe de representação da Presidência da República em São Paulo, lembram dela? Rose sei lá das quantas? Só pra afirmar a 'masculinidade' do sujeito. Afinal, sobre o presidente anterior havia história de que andava pulando a cerca e tals. E ele é sempre o parâmetro, então...).
Voltando ao 'presidentA', que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
 
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
 
Já você que votou nessa ANTA só porque ela é mulher, não poderia ter escolhido coisa melhor? Ano que vem tem outra eleição. Veja se escolhe um presidente para o Brasil por COMPETÊNCIA, só pra variar. E não por gênero!
 
Pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação...
De Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.
DE HOJE EM DIANTE SÓ PUXA SACO
IGNORANTE DIRÁ: PRESIDENTA.
 
EU E MEUS AMIGOS ESTAMOS LIBERADOS PARA CONTINUAR SACANEANDO A INCOMPETENTE AQUELA; QUE, MOMENTANEAMENTE, OCUPA O CARGO DE PRESIDENTE . E a petralhada que se exaspere a vontade... 'Coza mas linda'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário