Mas nem sempre foi assim. Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), escultor e arquiteto romano, deixou para a humanidade alguns exemplos de "arte" que são inigualáveis. Hoje vamos ver um exemplo, apenas, para que desperte em você o desejo de prosseguir pesquisando e conhecendo estas obras maravilhosas. Eu espero!
A escultura se chama "O rapto de Proserpine" e está exposta na Galleria Borghese, em Roma (Ita); baseada no mito romano que definiu as quatro estações do ano. Representa Proserpine, filha de Demeter (Deusa das Plantas) enquanto era raptada por Plutão (Deus da Morte). A história se encerra como algo que conhecemos hoje, uma espécie de "guarda compartilhada" dos filhos, em casos de divórcio. Júpiter interferiu no rapto e determinou que a moça ficasse seis meses com Plutão (outono e inverno) e a outra metade com Demeter (primavera e verão).
Este mito também está retratado pelos gregos, que denominavam Plutão como Hades, Júpiter como Zeus e Demeter como Ceres, chamavam-na "Deusa das Colheitas". Proserpina é Perséfone e como pode ser visto, o nome da moça não melhorou nada.
Mas, rodando a escultura um pouco, chegamos no detalhe que eu quero mostrar: os dedos de Plutão nas coxas de Proserpina, os detalhes da "pressão" dos dedos na pele, os contornos perfeitos, como se fosse uma fotografia de modelos humanos. Não é, claro!
É mármore!
é simplesmente perfeita ... gosto das artes abstratas e também dos grafites ... mas acho que no momento esta faltando um pouco mais de expressão corporal nas obras de arte , um pouco mais de movimento. penso eu que talvez seja só um reflexo da época em que vivemos em que se pode expressar a tudo e ñ se sabe como expressar nada...adoraria saber esculpir ou desenhar mas meu dom é mais para as palavras . fica ai uma boa idéia par a meus pemas também ; movimento corporale expressão!
ResponderExcluirbjão !!!!!!!!!!