sábado, 2 de outubro de 2010

Carga Tibutária

Meu amigo no Twitter | @jccoutobrasil | lançou o desafio aos candidatos:
Pergunta para a/o Candidata/o @dilmabr @joseserra_ @silva_marina : Qual é o SEU projeto para diminuir a imoral carga tributária no Brasil?

Logo que comecei a usar o Twitpic eu publiquei a imagem, com dados comparativos da carga tributária dos Estados e da União sobre um automóvel, como exemplo de "participação" tributária no preço de um produto industrializado. Veja aqui a imagem.

Obviamente, EU e meu amigo JCCouto, sabemos que nenhum desses candidatos tem como prioridade de governo, mexer na estrutura de arrecadação tributária do país. Quanto MAIS dinheiro entrar nos cofres do Governo, MAIOR será a possibilidade de gastar. Nem vou entrar no mérito de "outras possibilidades", como a corrupção, por exemplo.

Fui verificar a situação do PIB | Produto Interno Bruto | que o Brasil apresentou: R$ 3,143 TRILHÕES em 2009. Para este mesmo resultado, temos duas óticas de composição do valor e suas respectivas participações:

Produção: Indústria (30%), Serviços (65%) e Agropecuária (5%);
Demanda: Consumo Familiar (60%), Consumo Governo (20%), Investimentos | Governo + Iniciativa Privada | (18%) e Exportação + Importação (2%).

Agora vamos ao fato principal: 36% (reafirmo: trinta e seis por cento) deste número trilionário foi a carga tributária imposta aos contribuintes.
Algo como R$ 1,13 TRILHÕES circulando nos cofres do Governo Brasileiro em 2009, administrados pelo Sr. Luis Ignácio Lula da Silva e toda a sua experiência administrativa sindical, educação formal de primeiro grau e legislativa de deputado federal.
Recorde absoluto de arrecadação na história do Brasil.

O ano de 2009 foi marcado por problemas econômicos no mundo inteiro, como devem lembrar. No Brasil, o Governo fez reduções de IPI | Imposto sobre Produtos Industrializados | e nossa economia NÃO SOFREU TANTO como a de outros países.
Ou seja: houve uma REDUÇÃO de carga tributária! E o que aconteceu? O PIB permaneceu praticamente estável, sendo MENOR que o de 2008 apenas 0,2% (EU disse: ZERO vírgula dois por cento); primeira queda nos últimos 17 anos. Veja o que ocorreu no mundo:

O que chama nossa atenção no gráfico acima é a POLÔNIA, um país recém saido do regime comunista e agora sendo o centro da mão-de-obra barata para a indústria européia. Uma espécie de "China" encravada na Europa. Enquanto isso, o Brasil bate recordes de altas na empregabilidade, mas mantém taxas altíssimas de desemprego em relação à população maior de 18 anos - porque insiste em manter uma CLT | Consolidação das Leis do Trabalho | basicamente gerada em 1945, totalmente descabida para os tempos econômicos atuais. E ainda tem o problema da educação formal e de foco profissionalizante, praticamente inexistente no país. Mas isso é assunto para mais adiante.

Voltando a carga tributária nossa de cada dia, além de altíssima, ela também é dispendiosa para as nossas empresas. São centenas de milhares de leis, decretos, normas, variações de alíquotas e outro tanto de incidências e recuos e avanços; que, para não gerar uma MULTA extraordinária, as empresas precisam GASTAR muito com controles internos, assessoria tributária e jurídica; totalizando 7 (sete) vezes MAIS que uma empresa norte americana, por exemplo.

Como eu disse mais acima, o Governo fez reduções no IPI - notadamente para os automóveis, linha branca e eletro-eletrônicos, além de material de construção - não para REDUZIR impostos e participar da DOR da perda junto com a iniciativa privada | já que lambuza-se no lucro com arrecadações exorbitantes | mas para DIMINUIR o ímpeto das demissões, o que causaria transtornos ELEITORAIS no ano seguinte, no caso 2010.
Ou vocês imaginam que alguém votaria numa "DILMA ROUSSEFF", uma desconhecida no ramo do sucesso e muito mais ligada a escândalos e dossiês na Casa Civil, além de um currículo guerrilheiro a época da ditadura; caso estivesse DESEMPREGADO e sem receber a tal Bolsa Família?

Para surpresa geral dos ingênuos e dos mal intencionados, a arrecadação brasileira de impostos CRESCEU. Bateu recordes! Com toda aquela questão mundial em plena atividade!
E isso com uma pequena redução na carga tributária, mais especificamente na indústria, responsável por 30% da composição do PIB sob a ótica da PRODUÇÃO.

Para se ter uma razoavel visualização da variação do PIB brasileiro, é necessário conhecer | e relembrar | alguns capitulos da nossa História. Senão, será apenas um gráfico "eletrocardiograma" para ser apreciado ou odiado:

O Governo atual divulga, ao seu bel prazer, apenas os fatos que lhe interessam e deixam para os leigos a impossível tarefa de contestar suas declarações. Contestar nas urnas o que não se sabe, é impossível! Então o povo vota nestes cretinos! Como votava nos cretinos anteriores. E vai votar nos próximos, porque não têm o básico para decidir: EDUCAÇÃO.

Com a EDUCAÇÃO, viria o CONHECIMENTO e então o DISCERNIMENTO para fazer as escolhas certas, ou pelo menos as melhores.

Enquanto estivermos arrecadando TRILHÕES com impostos e gastando apenas MILHARES com EDUCAÇÃO, este país será um amontoado de "tiriricas" acreditando que são sábios!

Saúde, segurança e educação DEVEM sim, ser dever do Estado. Mas, para isso, é preciso antes, valorizar o TRABALHO da iniciativa privada, reduzir a carga tributária e permitir que a mão-de-obra seja treinada, capacitada e educada; para depois haver crescimento sólido e consistente. Pagar "Bolsa Família" e chamar isso de distribuição de renda é cometer lesa-pátria. Vamos as urnas fazer esta revolução!

Para concluir, novamente invoco outros dois tweets do meu amigo virtual @jccoutobrasil:

30/10/2010: Lembre-se ! No botão verde da urna eletrônica está escrito "Confirma" e não "Foda-se" #votemos

01/10/2010: #Frasedodia : Posso não concordar com nenhuma das palavras que tú dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las. (Voltaire)


Em tempo: Este citado tweeteiro tem também o hábito de fazer uma seleção musical de bom gosto, aos sábados pela manhã. Visite-o, siga-o e delicie-se com o bom som que ele nos brinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário