sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um Olhar Sobre a Cidade

Quase sempre no café da manhã, assistindo o telejornal "Bom Dia", local e nacional, eu e minha mulher trocamos algumas idéias sobre o noticiado. Quando o assunto é trânsito, eu nem me atrevo a falar tudo o que penso, senão ela é capaz de questionar: o que estou fazendo aqui com esse maluco? Mas pra vocês eu vou dizer o que penso sobre TRÂNSITO.

Não há um mísero administrador municipal entre os mais de 5.000 municípios do Brasil que possa dizer: - Eu estou fazendo certo, estou fazendo direito! - quando a questão é trânsito - e nos outros casos também, mas isso é assunto pra outro dia.

Primeiro: qual cidade prioriza a RUA para o trânsito dos veículos?
Nenhuma, digo eu!

Chegue agora na janela da sua casa ou apartamennto e olhe para a rua em frente. O que está vendo? Carros estacionados na rua. Um caminhão fazendo carga ou descarga, ocupando espaço da? ... Rua! Os amigos viram uma caçamba pra depósito de detritos (construção civil) ocupando espaço na rua? Tá parada lá faz uma semana? Mais? Pois é! Na sua rua tem uma Kombi que vende frutas e legumes estacionada em frente ao seu prédio? Uma comodidade isso, né? Tem uma pick-up mais adiante que vende garrafão de água mineral? Que beleza! E a quadra seguinte nesta rua fica fechada durante 12 horas para uma feira-livre em determinado dia da semana? Hummmm!
Pergunto: o trânsito de veículos flui bem na sua rua? Não? Será "por que?", heimmm?

Neste país é dado como certo que as ruas são de qualquer um que se apodere delas. Só não pode ser dos automóveis, ônibus, caminhões, motos e bicicletas que queiram TRAFEGAR; que isso já seria um abuso. Onde já se viu?
Os prefeitos da chamada corrente "progressista" ainda tentam, com aquelas tais "audiências públicas", chamar os moradores pra "conversar" sobre o tema. Os moradores reagem: A gente quer fazer uma reforma em casa e não pode deixar a caçamba no canto da rua? Vai juntar os detritos onde? O carro e o ônibus que se vire, dê uma desviadinha que isso não vai matar motorista nenhum. E o carro do meu filho? Aqui no prédio só tem uma vaga de garagem, o coitadinho vai deixar o carro onde? Na praça no outro quarteirão? E se estiver chovendo? Essa coisa de tirar a Kombi das frutas daqui defronte o prédio então? Coitado do trabalhador, sabiam que ele sustenta mulher e cinco filhos vendendo as frutas aqui defronte? O da água mais adiante não sei, nunca comprei nada lá... me disseram até que vende outras coisas também, qua a água é só um disfarce, sabe como? Mas o maior absurdo é querer acabar com a feira-livre só pra dar passagem pros carrões dos cueca de seda aqui do bairro. Nem vou falar que já devem ter pensado em acabar com a "rua do lazer" nos fins de semana, isso também vão querer fazer? Faça-me o favor! Onde as crianças vão jogar bola? Nunca ouviram falar em democracia? Direito de todos, essas coisas? Benefícios para a maioria! Aqui no pédio nós somos contra!

E assim o prefeito e seus secretários acabam perdendo o direito de sinalizar mais vagas para estacionamento e cobrança pela empresa contratada sem licitação para "administrar" as vagas nessa rua. Pensou o que? Que a prefeitura queria "desimpedir a rua" para o tráfego? Sonha, jacaré!

Como é na sua casa quando você (ou sua esposa) compra um móvel maior do que a dimensão quadrada da peça onde pretendem instalar o dito cujo? Vocês derrubam a parede e aumentam a peça com a área do corredor, por exemplo? Ou mandam uma carta para o poder público vir resolver o problema que você criou pra si mesmo? Por que razão você acha que o poder público precisa resolver os problemas de espaço para estacionar a caçamba de detritos, permitir que a Kombi das frutas, a pick-up da água ou o carro do seu filho fiquem estacionados quase em frente do seu prédio ou mesmo feche a rua pra que a feira-livre se instale ou seus filhos joguem futebol no asfalto nos fins de semana?

- Peraí, peraí... isso é muito diferente! Já estão pensando alguns leitores.

Diferente por que? Deixa a caçamba no terreno da sua casa, ou no acesso interno da entrada da garagem do seu prédio. No máximo, vai "prejudicar" só as pessoas do prédio (ou sua família) e não uma cidade inteira que transita na rua onde você reside. Isso é direito da maioria! Os vendedores de frutas e de água que se instalem num imóvel comercial, pague seus impostos, prospere... Se quer auxílio do poder público, muito bem, aproveite as vantagens de financiamentos para novos empreendedores, desoneração fiscal para pequenas empresas; só não impeça o trânsito na rua. Por que precisa fechar uma rua para proporcionar lazer aos moradores? Tem as praças, tem as praias, tem os pátios das escolas (colégio, universidades) que ficam fechadas o fim de semana inteiro; falta é IDÉIA e vontade de executar. É mais fácil fechar a rua e o tráfego que se dane.

Segundo: essa coisa de que "culturalmente" somos o povo do JEITINHO é que causa essas (e outras) distorções.
- Vou parar o carro (em lugar proibido) só um minutinho pra ir no banco pagar uma conta, não vou atrapalhar ninguém. Oras bolas, se não fosse atrapalhar não seria proibido! Em um minutinho não se dá uma mijada, quanto mais pagar uma conta num banco.
- Vou colocar essa caçamba aqui bem coladinha no meio fio, mas é só um dia ou dois. Ah! Tá, que sua obra do banheiro vai levar só dois dias; isso leva só pra tirar os ajulejos velhos de uma única parede. Não dá, né? Assim sempre quem faz errado é que está com a razão.

E é esse "pensamento" que faz dos nossos administradores públicos, pessoas sem qualquer capacitação para gerir o trânsito das cidades, aventureiros que cada vez mais obstruem as vias públicas. Basta olhar as ruas das cidades médias e grandes do Brasil: espaços demarcados para estacionamento de veículos e cobrança pela própria prefeitura (ou empresas contratadas ou de economia mista); esta é a PRIORIDADE. E nem vou me aprofundar nos "investimentos" do Governo Federal para que a indústria automobilística cresça e multiplique o número de automóveis nas ruas.
Se a prioridade fose desobstruir as ruas, permitindo PRIORITÁRIAMENTE o trânsito dos veículos, não haveria tantos engarrafamentos e o tráfego seria muito mais rápido. Aliás, esse é o sentido de existir a rua.

Vou citar um exemplo concreto de como esses administradores são incompetentes, mas poderia citar milhares: uma rua em um dos 10 bairros de maior concentração de renda do país, foi alargada de 8 para 12 metros. Como? Diminuindo a largura das calçadas! (Primeira estupidez). Depois dessa obra, o trânsito piorou. Por que? Porque foram criados estacionamentos (pagos) nos dois lados da via. (Segunda estupidez). O número de acidentes aumentou! Como assim? Calçadas mais estreitas, fazem com que as pessoas acabem transitanto pela rua, sempre que encontram um pedestre em sentido contrário (Terceira estupidez) ou levam mais tempo pra atravessar a rua (que foi alargada e agora tem trânsito nos dois sentidos) - o que pode ser a "QUARTA ESTUPIDEZ", já que poderia ser num único sentido e a rua paralela com o sentido contrário. Pasmem: a citada rua é continuação de uma rua em sentido único, de grande movimento. Ou seja, a "nova rua", mesmo alargada, passou a ser um gargalo! Mas temos ainda a quinta estupidez numa única obra: essa porcaria custou mais de R$ 3.700.000,00 e antes do primeiro ano já tem asfalto se deteriorando, as galerias pluviais foram sub dimensionadas, alagam e estão danificando as calçadas. Ou seja, faltou qualidade também na execução!
Imaginem o que não é o PLANEJAMENTO de uma obra assim num bairro de baixa renda?!

E você ai, se preparando pra eleger um novo prefeito e pensando em votar num ex-radialista (que "vende" poder resolver tudo com uma boa conversa), num ex-deputado (que não é capaz de administrar sem fuga, um abrigo para tartarugas) ou até coisa pior, como um ex-ministro que não consegue fazer sem problemas, uma prova de avaliação para o jardim de infância, nível "massinha I". Pense bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário