terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia de Santa Maria

Quer acabar com 'tragédias' dessas que ocorreram em Santa Maria? Prendam os políticos!
O que? "Lá vem eu de novo politizar tudo'? Não, não! A culpa é do prefeito, em primeiro lugar!
E o prefeito é um político. Então...
Por que do prefeito? Muito simples! Se houvesse fiscalização da prefeitura, com o alvará vencido não poderia ter a festa, certo? Então, não haveria incêndio...
Nem dá pro Sr. Cezar Augusto Schirmer (PMDB) dizer que não tem responsabilidade, pois é prefeito desde 2009 e está no segundo mandato.

Qualquer corretor de seguros 'mequetrefe' tem instalado num velho computador um 'sisteminha' onde estão inseridos seus clientes, a apólice de seguros e a data de vencimento da mesma. Semanas antes do vencimento, eles começam a ligar, mandar e-mails, telefonar; tudo pra renovar o seguro.
As prefeituras não! Eles carregam pesado na contratação de cupinchas e parentes com cargos comissionados e altos salários, gente que na imensa maioria nem trabalha e só vai ao banco receber a mufunfa. Essa é a realidade!
Os alvarás caducam, os fiscais inexistem (e quando se vê algum é pra 'molhar a mão' do safado que está atrás de propina) e as invasões de terras só fazem crescer, as construções ilegais prosperam e as tragédias se sucedem sem que as prefeituras façam sequer o mínimo. O máximo que fazem é recolher votos a cada quatro anos. Outra opinião você pode ler AQUI.

O segundo culpado é o comandante do corpo de bombeiros! Talvez não o atual, mas o que comandava a corporação quando o laudo foi expedido. Um lugar que cabe tanta gente, 'enclausurada' entre quatro paredes sem saídas de emergência compatíveis com a quantidade de público autorizado; não tem cabimento os bombeiros concederem o laudo. Pior ainda se não concedem, mas permitem, sem atuar com ação fiscalizadora, o funcionamento do local impróprio.
O terceiro culpado é a 'banda': fazer show pirotécnico em ambiente fechado é mais que estupidez!
O quarto culpado é o administrador da casa, que contrata uma banda de idiotas pra fazer show pirotécnico no já citado local impróprio,
Quem é o mais ou o menos culpado não me interessa! Afinal, as mais de duzentas e trinta vítimas não estão mais ou menos mortos, estão definitivamente mortos. Jovens com a idade dos meus filhos!

Antes dessa tragédia da casa noturna Kiss, de Santa Maria-RS, uma outra ainda maior aconteceu em Niterói-RJ em 1961. Foi no Gran Circus Norte-Americano, os detalhes podem ser conhecidos AQUI. Foram 372 mortos no momento e com o passar dos dias chegou à 503 vítimas fatais. Até hoje há suspeita de que os responsáveis condenados não foram mesmo os culpados, um deles sofria de demência e era conhecido por assumir culpas que não lhe cabiam.
Tem também a tragédia carioca do Bateau Mouche no reveillon  de 1989, que afundou e matou 55 pessoas; só pra focar no tema 'locais de diversão' superlotados.

Claro que há inúmeras outras de menor repercussão que aconteceram pelo Brasil afora desde então, mas nenhuma com as proporções desta em Santa Maria.
Quantas não acontecem por pura sorte, em locais onde os proprietários 'compram' os alvarás e não cumprem com as normas exigidas para proteger seus clientes?
Tenho o hábito de, quando chego em lugares como restaurantes, cinemas, casas de eventos e outras, observar onde estão as saídas de emergência. Acho que foi fruto de muito treinamento nas industrias onde trabalhei, a maioria multinacionais. Penso: se der uma briga aqui, pra onde me afastar em segurança? As vezes, quando vejo muita criança no local, também penso: será que as saídas estão vigiadas pra um 'praga' desses não ir sozinho pra rua? Mas eu vejo que a imensa maioria das pessoas não está nem aí pra essas coisas e só querem saber de 'se divertir'.

Antes que me acusem de 'neurótico', acho que é um bom hábito, cultivado por mais de 35 anos. Eu já saí de lugares onde não me sentia confortável, talvez por isso nunca estive em situações reais de risco até hoje.
Sorte?

Um comentário: