sábado, 6 de abril de 2013

Cinismo Bolivariano Tupiniquim

O ex-presidentO  Lula não toma jeito. Fazendo propaganda para o presidente interino Nicolás Maduro nas eleições presidenciais do próximo dia 14 na Venezuela, num vídeo que dura pouco mais de 2 minutos e está sendo metralhado pela mídia governista no país do falecido caudilho Hugo Chávez, Lula jura que não pretende interferir nos assuntos internos do país — enquanto, o tempo todo, faz e-xa-ta-men-te isso.
Incrível, o cinismo.
O cinismo não está apenas aí. Lula se refere ao “extraordinário trabalho” de Maduro — ex-motorista de ônibus e ex-dirigente sindical dos metroviários de Caracas — como chefe da diplomacia da Venezuela entre 2006 e 2012, quando o ponto mais relevante dessa trajetória foi a aproximação do país com o regime pária dos aiatolás atômicos do Irã.
Mais adiante, Lula simplesmente mente, ao dizer da suposta grande preocupação de Chávez com a chamada “maldição do petróleo” — a dependência total do país em relação a sua principal riqueza — e da necessidade que o falecido caudilho sentia de industrializar a Venezuela e desenvolver sua agricultura.
Chávez, na verdade, concentrou-se o tempo todo em esforços para manter-se no poder, com políticas improvisadas de distribuição de dinheiro para famílias pobres e subsídios concedidos a torto e a direito para centenas de produtos. Não realizou uma vírgula para industrializar o país e desenvolver sua agricultura, tanto é que a Venezuela hoje — e Lula saberia disso, se lesse alguma coisa ou não estivesse disposto a qualquer coisa para eleger seu parceiro Maduro — importa entre 65 e 70% dos alimentos que consome!!!
Não sou eu quem afirma isso — mas sim Jorge Roig, vice-presidente da principal entidade empresarial do país, a Federação Venezuelana das Câmaras de Comércio e Indústria (Fedecamaras). Falta tudo: carne, frango, laticínios, farinha, óleo de cozinha, açúcar, café…
De todo modo, o apoio espalhafatoso de Lula a Maduro, algo que o ex-presidentO pretende repetir com outros candidatos “bolivarianos” em outros países, pode ser entendido como uma espécie de lançamento de sua candidatura a líder e inspirador do bolivarianismo, agora que o inventor dessa maluquice, Hugo Chávez, se foi.
Vejam o vídeo:
Por Ricardo Setti - Veja.com
" não querendo interferir, mas já interferindo..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário