quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Coeficiente Eleitoral - Enganando eleitores

Dentre os maiores absurdos da nossa legislação eleitoral, talvez o MAIOR seja este tal coeficiente eleitoral, que ENGANA os eleitores: são eleitos não OS MAIS VOTADOS, mas parte deles em função da participação dos partidos políticos na totalização de votos. Uma aberração!
E chamam isso de DEMOCRACIA...

Peguei o exemplo do Rio de Janeiro, porque vai ter segundo turno para eleição do PREFEITO, então talvez seja prudente ver a composição da CÂMARA MUNICIPAL eleita, antes de dar seu voto para alguém que não vai conseguir fazer NADA pela cidade, só se a maioria parlamentar da Câmara deixar.

Estes foram os eleitos e seriam se o critério fosse APENAS a MAIOR quantidade de votos obtidos:


Agora a coisa começa a mudar... Como vocês podem ver, estes seriam eleitos (como efetivamente foram) mas já seriam classificados diferentemente do que preconiza a atual legislação eleitoral. Se fosse APENAS pelo critério de maior quantidade de votos (cor laranja), seriam elencados assim:


Mas o 'bicho pega' mesmo é nas últimas colocações, quando gente com 0,21% dos votos foi eleita e até quem teve 0,55%, ficou de fora:


Em São Paulo o PT elegeu NOVE vereadores, mas poderia ter elegido MENOS dois se não fosse a votação de Eduardo Suplicy, que puxou a votação da legenda, eliminando outros concorrentes de partidos adversários que seriam MAIS ÚTEIS a cidade.
Em Curitiba foram NOVE vereadores mais bem votados que outros, com METADE das suas votações, a ficar de fora da Câmara.

POR ISSO É TÃO IMPORTANTE QUE VOCÊ CONHEÇA
PRESSIONE SEU PARLAMENTAR (Deputado Federal e Senador)
PARA QUE O BRASIL PASSE A ADOTAR ESTE SISTEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário