sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Paraíso de Furnas

Acompanhem o meu raciocínio, considerando que eu e você somos responsáveis pela gestão dos interesses patrimoniais da nossa familia. Hipoteticamente, consideremos este caso:
Um vizinho nosso quer vender parte de um terreno extremado com o da nossa familia por 100; nos reunimos, avaliamos a oportunidade e coisa e tal e decidimos: não interessa!

Menos de oito meses depois o vizinho volta a anunciar o tal terreno e a gente se reuni de novo, e? Compra! Paga pela bagatela de 173 o mesmo terreno que poderia ter sido comprado por 100, meses antes.

Nossa familia estranha, afinal, o que nos levou a tomar decisão tão "esquisita", no mínimo. Só nos resta ficar "fugindo" das perguntas dos nossos cunhados; ou teriamos uma explicação que justifica?

Bem, isso aconteceu, de verdade, durante este governo espetacular, honesto e que a população adora: do ex-presidente Lula. Foi em Furnas, empresa comandada pelo PMDB que tem por missão gerar energia elétrica para o sudeste e centro-oeste do país.
Em 2007, registrado que foi em Ata da Assembléia de diretores, Furnas rechaçou a compra de lote das ações ofertadas, referentes a construção de usina de geração em Goiás.

Inexplicavelmente, Furnas comprou em 2008 por R$ 73 milhões ACIMA do valor original, ações da Oliveira Trust, empresa ligada à Companhia Energética Serra da Carioca II, que por sua vez faz parte do Grupo Gallway; esta, por fim, tem diretores que são "unha e carne" com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). É ele o responsável pelas "indicações" dos diretores de Furnas, segundo "falam".

Logo no início, primeiros dias de governo da Presidenta Dilma, os jornalistas que cobrem o Planalto sinalizavam que este "reinado" do deputado carioca sobre Furnas, estaria com os dias contados. Era intenção da Presidenta, retirar da sua alçada a distribuição de cargos de Furnas. Sinal de que o Planalto "sabe" que lá as coisas não andam bem.
Conversa vai, conversa vem e o vice Michel Temer anunciou que o PMDB vai continuar nomeando os diretores e cargos comissionados de Furnas.

Adivinha quem vai comandar o processo?

Pressionado pelas acusações, este deputado "gente boa", preocupado com o povo do Rio e sempre atento as necessidades da população brasileira, passou a semana lançando ameaças aos seus acusadores, pelo Twitter. Para mais detalhes, leia AQUI.

Isso nos leva crer que há muito mais lambança do que alcança nossa vã filosofia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário