quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FARC

Assita o vídeo, é curtinho, menos de 4 minutos:
Não são precisos, mas são espantosos e assustadores, os números de vítimas de diversos tipos decorrentes da guerra travada entre os narcoterroristas das chamadas FARC “Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia” e as forças do Estado colombiano desde que os terroristas, unidos a outros grupos, iniciaram as hostilidades, nos anos 60.
A guerra obrigou ao desalojamento de nada menos do que 4 milhões de colombianos de suas terras e de seus lares, numa hecatombe social de proporções gigantescas. Pelo menos 80 mil civis morreram ou estão desaparecidos.
Entre as forças da ordem, até 2008 — imagine-se a quanto montará o número, hoje –, nada menos do que 9.222 militares e 3.615 policiais haviam sido mortos, e mais de 30 mil feridos.
As Farc sequestraram perto de 1.500 pessoas para obter resgates em dinheiro ou outro tipo de vantagem — e centenas deles foram simplesmente assassinados. Outro grande número permanece em cativeiro na selva, em condições sub-humanas.
E os caras lá, na TV norueguesa, rindo, ironizando... prestou atenção nesse Jésus Santich, de óculos escuros, foulard no pescoço, blazer da moda, um boçal... como uns "tipos" que temos aqui naquela legenda partidária de bandeira vermelha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário