domingo, 21 de outubro de 2012

Flammkuchen - A "Quase" Pizza

Até alguns alemães chamam a Flammkuchen de "pizza francesa", sendo fato que a receita originalmente é alsaciana, ali na fronteira com a Alemanha. A vantagem da Flammkuchen sobre a pizza é que em duas horas você sai da farinha para o serviço de mesa, tudo pode ser feito enquanto os comensais se ajeitam, degustam umas cervejas (de preferência artesanal) e conversam curiosamente ao seu redor, achando que vai rolar uma pizza "feita na hora"! Ela carrega menos recheio e é muito menos calórica, além da simplicidade pra executar a receita. Nem mesmo há a obrigação de formar um disco perfeito, como a pizza, é exigido. 


Observe os ingredientes:

  • 250g de farinha de trigo
  • 50g de farinha de centeio (ou só de trigo, então 300g)
  • pitada de sal pra massa
  • 175ml de água morna
  • 15g de fermento fresco (1/4 de barrinha de fermento Itaiquara)
  • uma colher de sopa de azeite de oliva
  • 200g de creme de leite fresco (*)
  • 50g de creme de leite fresco temperado (*) com sal, pimenta preta e nós moscada
  • 50 a 75g de Pancetta (bacon ou presunto cru) (*)
  • Três cebolas roxas médias
  • punhado de cebolinha verde picadinha
OBS: Se você não tem fermento fresco pode usar fermento seco, na proporção de 1/3, ou seja, 5g de fermento seco para cada 15g de fermento fresco. Se o clima da sua região é QUENTE, use sempre a quantidade de fermento indicada. Se for frio, pode usar um pouco mais de fermento. Nunca use líquidos quentes quando estiver utilizando fermento biológico.

Passo-a-Passo:

1. Numa tigela grande, adicione as farinhas e o sal, misture rapidamente e faça um "buraco" no centro. Dissolva o fermento em água morna e despeje, junto com o azeite de oliva, no "buraco" no centro da farinha. Amasse bem, pode até usar um "mixer" pra ajudar na mistura. Isso leva de 3 a 5 minutos. Pra você saber se está pronta, observe se a massa "recolhe" das bordas da tigela quaisquer resíduos da mistura. Se persistir "pegajosa" acrescente pequenas poções adicionais de farinha até o ponto indicado.

2. Faça uma "bola" com a massa. Cubra a tigela com uma toalha de pratos e deixe descansar por até 45 minutos. Neste tempo você pode ir preparando os ingredientes do "recheio".
- tempere as 50g de creme de leite fresco (*) com sal, pimenta preta e nós moscada;
- corte em quadrados de 4 x 4 cm (aproximadamente) a Pancetta;
- pique miudinha as cebolinhas verdes;
- pique as cebolas roxas (veja imagem), primeiro em quatro partes, depois em fatias finas na transversal - semi-anéis - e separe-as para ficar fácil espalhar depois.

3. Corte papel manteiga para depois forrar a assadeira ou tabuleiro (você vai usar para os primeiros 5 minutos ao assar, depois vai retirar o papel para que a a massa crie aquela "crosta" agradável). Após os 45 minutos de descanso da massa, retire-a da tijela e divida a "bola" de massa em DUAS de igual tamanho e deixe-as descansando (e crescendo) por mais 20-30 minutos sobre uma toalha de cozinha.

4. Prepare o forno, pré-aquecendo com 250°, assim como a assadeira ou tabuleiro que irá utilizar.

5. Após as DUAS bolas de massa estarem liberadas para serem utilizadas, forre a assadeira ou tabuleiro com as folhas de papel manteiga (não esqueça de retirar depois de 5 minutos assando) e estique UMA das massas, usando as costas das mãos ou um rolo (copo liso, vidro de azeitonas, etc), de tal forma a obter uma lamina homogênea de espessura. O formato pode ser circular, quadrado ou mesmo irregular, conforme você vai abrindo a massa. Importante é que fique fininha! Quando a massa inclui farinha de centeio, fica mais difícil abri-la na assadeira.

6. Derrame METADE do creme de leite (agregando o temperado e o não temperado) sobre a massa, espalhe metade dos quadrados de Pancetta e sobre eles metade da cebola roxa. Leve ao forno por 12-15 minutos. (*) ATENÇÃO: Se você é, ou vai receber um convidado, 'intolerante à lactose', substitua na receita os produtos assinalados (*) por COTTAGE LACfree da Verde Campo e a 'pancetta' por carne assada desfiada, carne seca, ou outra apropriada.

7. Retire do forno após 15 minutos (no máximo), polvilhe a cebolinha verde picada e sirva em fatias. Pode acompanhar uma salada de folhas verdes, com rúcula, radiche e agrião, por exemplo.

8. Repita a operação com a segunda porção de massa, a partir do item 5. Ou você acha que seus convidados não vão querer mais? E por favor: não esqueça de servir uma BOA cerveja!

Bom Apetite! Ou melhor: Guten Appetit!

MAIS RECEITAS? Clique no marcador GLUTÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário