sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FIM DO MUNDO

Acho que todo mundo que tem um blog ou Twitter, Facebook ou outro canal de comunicação vai escrever algo sobre isso, hoje. Ou amanhã, por garantia, pra sacanear os maias: Bilu!... Biluuuu!... o mundo não acabou!

Lendo os jornais na mídia eletrônica, descubro algumas curiosidades: mais de 1.000 pessoas integrantes de seitas e cultos que divulgavam o fim do mundo pra hoje, foram presas na China! Tipificação criminal? Não agradou o regime... pronto, foram encarceradas! 
No Brasil, aqueles caras foram processados por sete anos, julgados, amparados por advogados que custaram milhões, condenados, e estão a espernear porque não foi publicada a sentença e podem ser presos ainda hoje. Seria o fim do mundo, pra eles! 
Vão viver na China (ou em Cuba) pra ver o que é bom...

Também encontro referências aqui e ali sobre aquela música (eternizada por Carmen Miranda) de José de Assis Valente - 1911/1958), um compositor que ajudou Carmen Miranda a fazer sucesso, embora ele próprio não seja lembrado nos dias de hoje. Cometeu suicídio, afundado em dívidas. 

Poderia destacar sucessos como "Brasil Pandeiro" (1940), "Boneca de Pano" (1950) ou "Camisa Listrada" (1937), até mesmo a marchinha "Cai, Cai, Balão" (1933) que desde a minha infância cantei nas festas juninas e julinas, como todos até hoje.
Falo de "E o Mundo não se Acabou" (1938):

Espero que ninguém tenha feito nada como descrito na letra da música, hoje ainda é dia de trabalho e pode não pegar bem... (HeHeHe!):


(...)Acreditei nessa conversa mole,
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E, sem demora, fui tratando
De aproveitar…
Beijei a boca
De quem não devia,
Peguei na mão
De quem não conhecia,
Dancei um samba
Em traje de maiô
E o tal do mundo
Não se acabou…

Nesse caso, encerro este assunto com um dos seus maiores clássicos, muito apropriado para esses dias de "pós fim do mundo que não se acabou" e aproveitando para desejar a todos que por aqui passam: FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO! A música é BOAS FESTAS e é de 1941,. na voz de Carlos Galhardo:


Mas se o mundo não se acabou, deixou rastros de loucura que nos fizeram exclamar: É O FIM DO MUNDO! Vamos ver algumas dessas situações:

- O deputado Marco Maia (PT-RS), ninguém menos que o Presidente da Câmara Federal, um dos quatro mais importantes representantes das instituições democráticas do país, declarou que ABRIGARIA na Câmara, deputados condenados no "mensalão", caso o STF determinasse a prisão deles. Como é sabido, a polícia não pode entrar no Congresso Nacional sem autorização, inviabilizando assim eventuais prisões determinadas por ORDEM JUDICIAL. É ou não é o fim do mundo?
- A Casa da Moeda brasileira estava lá cunhando moedas de R$ 0,50; produção vai, produção vem; embala, despacha, põe em circulação nos bancos... e? Ooops! Apesar da "cara" estar correta, a "coroa" indicava R$ 0,05. CINCO centavos numa moeda de CINQUENTA CENTAVOS. Se não podemos mais confiar nem na Casa da Moeda é sinal que o "mundo" brasileiro já acabou mesmo...
- Essa foi do glorioso Congresso Nacional, aquele pequeno aglomerado de 594 parlamentares em sessão conjunta da Câmara e do Senado para decidir quase tudo nesse país. Um imbróglio nos vetos dos royalties da exploração do petróleo, feito pela presidentA Dilma, combinado com um despacho do Ministro do STF, Fux; escancarou que "a casa" mantinha adormecido em "berço esplêndido" nada mais, nada menos, que 6.030 vetos não apreciados desde 2000, acumulativamente. Minha conclusão é que são uns imprestáveis! O que fazem esses senhores, afinal? E custam reais na casa do BILHÃO a cada ano! Se não é o fim do mundo, é a beira do precipício... O mínimo que deveriam fazer era renunciar, coletivamente. Pro meu gosto, preferia que seguissem a tradição japonesa e fizessem o "haraquiri". Sem exceções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário