segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Gourmet ou Gourmand?

Este foi o artigo de estréia aqui neste Blogspot, oriundo do QU4TRO. Como não poderia ser diferente; resolvi falar de uma coisa que gosto muito, além da minha família: comer! Adoro comer!
Não qualquer coisa, em qualquer lugar. Boa comida, boa bebida e lugares especiais. Mas o que mais gosto mesmo é de preparar minha própria comida: cozinhar! Foi então que cheguei a esta dúvida: "eu sou um gourmet ou um gourmand?" Com a ajuda de uma especialista (Ana Teresa), fui tentar esclarecer! Ela pesquisou e encontrou o seguinte: 


Segundo o dicionário francês Le Robert (Micro): Gourmand,ande – “Qui aime la bonne nourriture, mange par plaisir” – aquele que gosta da boa alimentação e come por prazer. Um gourmand raffiné, refinado, seria um gourmet. Como gourmet, ele define: “Personne qui sait apprecier le raffinement en matière de boire e de manger” – pessoa que aprecia o refinamento na comida e na bebida.
O Pequeno Dicionário de Gastronomia, de Maria Lucia Gomensoro, define como gourmand aquele que gosta de comer muito, glutão, guloso e gourmet os que sabem comer, conhecem e apreciam as comidas e bebidas. Já o Larousse Gastronomique coloca gourmand e gourmet no mesmo verbete e define gourmand como o que aprecia a boa comida e gourmet o que sabe escolher e apreciá-la. Hervé This, em seu livro « Um cientista na cozinha », faz a seguinte observação :
« Faz-se frequentemente uma hierarquia entre os gourmands e gourmets, sendo estes últimos colocados numa esfera na qual a qualidade superaria a quantidade. É um erro : o Gourmand é aquele que ama a boa comida, e o gourmet é aquele que se deleita com vinhos. Assim, os gourmets-piqueurs são os profissionais encarregados de reconhecer, para um negociante, os vinhos produzidos pelos viticultores ».
Eu estou mais para gourmet, exceto quando estivermos falando de sorvete! E você? É um gourmet ou um gourmand?

Um comentário:

  1. Hey Davi, tudo legal?

    Muito obrigado por seguir e recomendar o Desaire! Tenho este blog há quase um ano e estou batalhando para mantê-lo e para divulgá-lo.

    Parabéns pelo seu blog, este artigo é um bom começo, pessoalmente eu acho que seria um pouco dos dois, gourmet e gourmand! Gostei dos demais artigos, continue pro esse caminho, qualidade e versatilidade sempre. Sucesso!

    ResponderExcluir