domingo, 2 de dezembro de 2012

Senado, Senador...

Cansa!
Mas eu acho que é preciso...
Terça-feira... dia 27 de novembro de 2012. TV Senado transmitindo "ao vivo"... 219ª Sessão (Deliberativa) da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 54ª Legislatura... três da tarde, auge do expediente em qualquer empresa (deveria ser também nas repartições públicas)...
Você está até imaginando, né? Aquele amontoado de senadores disputando espaço na tribuna, todos com assuntos interessantes pra pronunciar, afinal:
- O PIBinho da Dilma e do Mantega não pára de cair, ou seja, a "marolinha" anda perdendo até para a maior crise do templo do capitalismo - foi de 0,6% o nosso crescimento no terceiro trimestre, contra 2,7% nos EUA - imaginem...;
- Com um custo absurdo de renúncia fiscal, o Governo não consegue nem mesmo estabilizar a queda do PIBinho e fica semanalmente corrigindo os índices da meta, centro da meta, lateral da meta, amplitude da meta e da-lê "meter" número na nossa cabeça (deve ser só pra confundir, pra não dizer "mentir", como faz a bolivariana Cristina, nossa vizinha argentina);
- A Polícia Federal (Operação Porto Seguro) desbaratou uma quadrilha de venda de pareceres para beneficiar terceiros - ex-senador incluso, usando desde o número 2 da AGU - Advocacia Geral da União - passando por Agências Reguladoras e Tribunal de Contas da União e Ministérios - até a Chefe de Gabinete do Escritório de Representação da Presidência da República em São Paulo;
- Sem falar na relação suspeita de proximidade com intimidade entre o ex-presidente da república e a Chefe de Gabinete, que tinha "nomeado" diretores de agências, além da própria filha e do marido em órgãos públicos - imagine o que de suspeito rola numa revelação dessas?
- O rebuliço provocado nos estados produtores de petróleo com a nova distribuição de royalties promovida pelo Congresso - só pra falar da manifestação promovida no Rio de Janeiro.

Isso... no mínimo!

Os senhores Senadores da República, como não poderia deixar de ser, deveriam estar abarrotados de providências e pedidos de esclarecimentos a serem cobrados do executivo, diriam seus botões em colóquio com seus pensamentos. 
Mas as imagens da TV Senado transmitem um plenário vazio!
Oooops! Vamos fazer justiça: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA), lá estavam... solitários. Desconta-se aqui os funcionários públicos que permeiam a imensa área do plenário.

O Senador Cunha Lima presidia a sessão, que podemos chamar de "faz de conta", só pra não gerar nenhum desconto nos contra-cheques dos demais senadores, por ausência não justificada. 
Atento em seus próprios botões, o valoroso Senador Cafeteira - foi o primeiro relator do processo contra o então presidente do Senado - Renan Calheiros - por quebra do decoro parlamentar em 2007, aquele caso de pagamento de pensão pra filho com jornalista, pagos por uma construtora; diga-se que seu relatório foi favorável ao acusado, mas que você nem deve lembrar mais - fazia sua parte permanecendo no plenário.

Mas o "busílis" é que o Senador Cunha Lima queria discursar - pra Cafeteira é que não era - e precisava que algum senador assumisse a "presidência da sessão de faz de conta", como manda o regimento interno. Comovido, o Senador Cafeteira bem que tentou subir ao "platô" onde fica a mesa diretora, mas com dificuldades de locomoção não logrou exito subir os degraus. Lembre-se: estamos "ao vivo" pela TV Senado.

Numa cena que nem mesmo Os Trapalhões imaginaram, o Senador Cunha Lima abandona o Senador Cafeteira em sua tentativa inglória de subir os degraus e vai aos corredores tentar encontrar um senador disposto a doar algumas gotas de suor no difícil e árduo esforço de... trabalhar um tantinho que fosse; permitindo que o Senador Cunha Lima finalmente discursasse!

Era isso... mas basta você ligar sua televisão no canal da TV Senado ou no seu computador pra assistir outras cenas desta magnitude e exemplar esforço de trabalho que nenhum outro trabalhador brasileiro é capaz de superar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário