segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Imposto na Veia

Um dia na vida do desGoverno:
- 7h45 - Vigilante assiste, na portaria do Ministério da Fazenda, o telejornal Bom Dia Brasil na segunda feira, dia 1º de Fevereiro. O som está ligeiramente alto.
- 7h55 - O Ministro chega ao prédio e sobe pelo elevador de serviço. O elevador para no térreo para alguém entrar e o ministro consegue ouvir parte da matéria que o Bom Dia Brasil veicula: ... o segmento de sorvetes subiu quase 26% e chegou a um faturamento de R$ 25 bilhões em 2015...
- 7h59 - O ministro pergunta se o secretário da Receita Federal já chegou. O chefe de gabinete diz que vai verificar. O ministro pede para que ele venha até seu gabinete.
- 8h15 - O chefe de gabinete avisa ao ministro que o secretário da Receita Federal está na ante-sala. O ministro pede que ele aguarde um minutinho.
- 9h23 - O ministro avisa ao chefe de gabinete que o secretário da Receita Federal pode entrar.
- 9h25 - O secretário da Receita Federal adentra ao gabinete do ministro. Eles falam de futebol, tomam cafézinho, comentam sobre a estagiária nova que começou hoje...
- 9h50 - O ministro quer saber se o seguimento de sorvetes tem tido crescimento na arrecadação. O secretário da Receita Federal consulta seu tablet e confirma que sorvetes, chocolates e cigarros foram os únicos que tiveram crescimento na arrecadação de impostos.
- 9h55 - O ministro determina que o secretário da Receita Federal faça uma simulação para 2016 desses seguimentos. O secretário promete voltar no meio da tarde com os dados.
- 12h10 - O ministro sai para almoçar com um deputado da base aliada.
- 15h25 - O ministro retorna do almoço e pergunta ao chefe de gabinete se o secretário da Receita Federal está com os dados solicitados para os seguimentos de sorvetes, chocolates e cigarros.
- 16h05 - O chefe de gabinete informa que o secretário da Receita Federal está disponivel para apresentar os dados solicitados.
- 16h15 - O secretário da Receita Federal chega ao gabinete do ministro e inicia a apresentação dos dados solicitados.
- 17h00 - O ministro interrompe a apresentação do secretário da Receita Federal e pergunta: - mas até outubro qual seria o aumento de arrecadação se a liquota fosse maior como falamos?
- 17h20 - O secretário da Receita Federal conclui a simulação e informa o valor estimado...
- 17h21 - O ministro determina que seja aumentada a alíquota do imposto para esses seguimentos: sorvetes, chocolates e cigarros.

[ ... ]
ANTES MESMO DE OUTUBRO O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL OLHA ATENTAMENTE OS NÚMEROS E VERIFICA QUE CAIU A ARRECADAÇÃO DOS SEGUIMENTOS SORVETES, CHOCOLATES E CIGARROS. OLHA PARA O JORNAL CORREIO BRASILIENSE DOBRADO SOBRE A ESCRIVANINHA ONDE A MANCHETE INFORMA: CANDIDATO A PREFEITO APOIADO PELO MINISTRO DA FAZENDA NÃO CHEGA AO SEGUNDO TURNO.


Esta descrição é uma ficção, qualquer semelhança com fatos presentes, passados ou futuros será mera coincidência. Mas, coincidentemente, o imposto para esses segmentos subiu hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário