quarta-feira, 6 de abril de 2016

O câncer ou o jacaré: não tem remédio!

Assisti incrédulo duas matérias nos telejornais desta manhã. No Bom Dia Brasil, de alcance nacional, a informação de que uma mulher tem na geladeira de casa um pacote com várias doses de um remédio caríssimo, usado no tratamento de um tipo raro de câncer. Por que razão?
Porque NINGUÉM do Ministérioda Saúde ou Secretaria da Saúde ou um Hospital especializado vai lá buscar...
Alguém poderia perguntar:
- Por que ela mesma não doa ou vai levar até um desses órgãos de saúde?

Esta é a questão: o medicamento precisa cumprir um rito jurídico.
A história é a seguinte: a mulher era casada com um rapaz que precisou do remédio, entrou na justiça e ganhou o direito de recebê-lo do Estado. Mas o remédio demorou uma eternidade para ser fornecido. Nesse meio tempo o rapaz conseguiu ser internado num hospital que ministrava o medicamento como parte do tratamento. O remédio que a justiça determinou finalmente chegou, mas o rapaz veio a falecer. A geladeira da mulher está com esse medicamento mas não pode fazer nada com ele, enquanto as 'autoridades' deixam o remédio lá e outras pessoas MORREM em razão da sua falta. O remédio precisa VOLTAR por meio da justiça, que deve estar muito ocupada emitindo habeas corpus para corruptos não serem presos.

No Bom Dia local, antes ainda, assisti uma outra matéria igualmente reveladora da ineficácia dos órgãos públicos. Durante uma chuva muito forte, com alagamentos na cidade de Curitiba, um JACARÉ veio arrastado pelo transbordamento de um riacho na região das Mercês, para um lago particular em uma residência. Os moradores começaram a estranhar que as carpas do lago estavam sumindo. Depois de alguns dias descobriram o jacaré no seu laguinho e estão apreensivos.
Ligaram para a Prefeitura. Promessa de que iriam resgatar o animal e nada!
Ligaram para a Polícia Ambiental, que também ficou de aparecer e nada!
Ligaram para o IBAMA, que disse não ser sua responsabilidade, que é um órgão FEDERAL e blá-blá-blá...
Ligaram pra TV que fez a matéria e que também ligou para os mesmos órgãos citados:
- A Polícia Ambiental disse que o assunto é de responsabilidade do IBAMA.
- O IBAMA disse que não era responsável mas que poderia 'ajudar'.
- A Prefeitura disse que vai verificar...

Enquanto isso o proprietário do laguinho está comprando FRANGO pra alimentar o jacaré, porque as carpas o animal já comeu todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário