sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hipocrisia ao Vivo e em Cores

Leitores, eu nem sei por que fico espantado; sempre foi assim . . .

Neste caso que a grande imprensa está agora debruçada, os alagamentos e deslizamentos no Rio de Janeiro; não há inocentes!



Os moradores sabem que construir barraco em encosta é questão de constatar apenas "qual o dia" que tudo virá abaixo. Assim como construir em margem de rio, nos mangues, na faixa de Marinha à beira mar, etc . . . São inocentes?



Os gestores públicos, que "aceitam", pra não dizer "incentivam", estas invasões, ocupações ou seja lá o nome que você queira dar pra isso . . . depois vão lá e regularizam tudo "mais ou menos" em troca de votos nas eleições . . . São Inocentes?



A mídia que trata esse povo como "coitadinhos", sem responsabiliza-los, no mínimo parcialmente, por estarem nesta situação por sua livre escolha . . . Por que ao invés de ficarem publicando "matérinhas" sentimentalóides (entregador de pizza escapa da tragédia, vizinho salva vizinha, criança apareceu para o pai entre os escombros), não fazem uma "reportagem investigativa" pra apontar (políticos que viabilizaram os loteamentos clandestinos, funcionários públicos que concederam alvarás, empresas públicas que estendem as redes de água e energia para estes lugares irregulares) os responsáveis pelas ocupações dos morros? São inocentes?



E não me venham falar de gente sem esperança, sem isso e sem aquilo . . . Escolheram "sim" esta situação, lá atrás, não indo à escola pra ficar brincando na rua, pedindo esmola ou até assaltando e traficando. Isso sem falar na proliferação de filhos sem a menor condição de criação, esporte preferido desse povo. Claro, agora só sabem dizer que não tem pra onde ir . . . não podem ter mesmo!



E o que é pior: aqueles que foram "agraciados" com programas sociais e receberam casa nova, com água, luz e esgoto; venderam e voltaram pra estes locais. Entre estes, não falo de uma "minoria" . . . não mesmo!



Educação! Falta educação! Gente educada não faz essas coisas, não neste volume, não com esta reincidência . . .



O atual prefeito de Niterói disse que não sabia que aquele local, o tal Morro do Bumba; oferecia este tipo de risco . . . E vejam que ele está no seu terceiro mandato! Imagina? De quantos mandatos um incompetente desses precisa pra saber que aqueles barracos pendurados numa encosta não poderiam estar ali? Eu sei, você sabe, que, quantas vezes este incompetente se candidatar à prefeito de Niterói, quantas vezes vai ganhar de novo! Tem inocente nesta história?



O presidente Lula disse hoje que o Tribunal de Contas da União errou ao divulgar que somente 0,65% da verba federal para prevenção de enchentes e deslizamentos, entre 2004 e 2009, foi concedida ao Rio de Janeiro. Segundo ele, isso é "política pequena" de algumas pessoas em ano de eleição, que se aproveitam de uma tragédia como essa pra criticar seu "fabuloso" governo.



Política grande, bem feita, apropriada, dessas que a gente quer para o nosso país, fez o ministro dele, o Geddel Vieira Lima . . . Como candidato ao governo da Bahia em outubro próximo, o ministro do Lula destinou mais de 37% da verba federal para prevenção de enchentes e deslizamentos para onde? Adivinhe se for capaz . . . Errou se disse qualquer outro estado diferente de Bahia.

Esta hipocrisia é que me incomoda! O governo Lula tem o maior índice de popularidade, como? Não sei! Um governo que investe em contenção de deslizamento e enchente no nordeste (que vive o drama da seca) e no combate a seca no sudeste (que vive inundado pelas chuvas); que quer mudar as regras do jogo na distribuição dos royalties do petróleo; que só faz propaganda e vive discursando como se estivesse em permanente campanha eleitoral; que promove a política da compra de votos no legislativo por meio de "mensalões"; enquanto o país vive este atraso educacional monumental sem que nada seja feito . . . Este é um país dirigido por um analfabeto, eu desconfio . . . Acertei?

Um comentário:

  1. Cara, você é um critico fenomenal, texto magnífico, muito discernimento e fundamento. Parabéns!

    ResponderExcluir