quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Biblioteca do Congresso EUA

O competente repórter Luis Fernando Silva Pinto, da Rede Globo, apresenta esta semana o "Espaço Aberto" no canal por assinatura GloboNews, pra lá de interessante.
São dois progamas, o primeiro assisti na manhã de terça-feira. E já me encantei!

A matéria é sobre a Biblioteca do Congresso Americano, com mais de 200 anos de existência. Tudo começou com a compra por US$ 400 mil dos mais de 6 mil livros do então fazendeiro falido, Thomas Jefferson. Atualmente, o orçamento da biblioteca é de US$ 700 milhões/ano e diariamente cerca de 22 novos itens são avaliados; uns 10 mil permanecem e os demais são trocados com outras bibliotecas pelo mundo.

Os números são impressionantes; são 140 milhões de itens, escritos em 463 idiomas e até um departamento especializado em "Brasil", contendo desde os desenhos originais da criação de Brasília até músicas de Zeca Pagodinho.

Mas o mais impressionante deste primeiro programa, foi a revelação de um documento datado de 1531, feito por nativos indígenas do México, os Huexotzinco (veja foto).

Este documento é um registro feito através de desenhos, de todos os tributos pagos pela comunidade, durante um ano, aos colonizadores espanhóis. Eram animais, pimenta, batata, frutas e outros produtos agrícolas, além de artesanato, metais e ferramentas.

Os indígenas, através do histograma, reivindicaram à Coroa Espanhola a devolução de parte destes "impostos" por suposto pagamento à maior. Provavelmente este foi o primeiro processo judicial das Américas. Os índios venceram em primeira instância no México e depois também no tribunal espanhol na Europa. Fantástico!

Se você não tem GloboNews e quer ver o programa, assista o vídeo da primeira parte, a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário