domingo, 17 de junho de 2012

Dois Minutos da Sua Atenção


Um tuiteiro se saiu com essa, depois de saber que ninguém menos que Paulo Maluf, vai apoiar o candidato do PT (aquele que Lula apresentou pro Ratinho como O NOVO) a Prefeitura da Cidade de São Paulo“Às vezes, Jesus se disfarça de Maluf só para testar a fé da militância.”
Encantador, né?

Fico imaginando quando todos vierem a luz e se juntarem num mesmo palanque à Luíza Erundina, atualmente no PSB e candidata a vice, ela que foi a maior "inimiga" de Maluf assim como o próprio PT. Eu disse, foi!

Faz muito tempo, desde 2003, que Maluf e sua tropa está agarrado no PT de Lula, hoje comanda o Ministério das Cidades no Governo Dilma.
Erundina não me causou surpresa, ela sempre foi petista. Só não apoiou o PT durante a campanha de 2000 à prefeitura de São Paulo, onde foi candidata e perdeu pra Marta Suplicy. Foi escorraçada do partido (1997) pelo próprio Lula, depois que se negou deixar o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Administração Federal no governo de Itamar Franco (1992-1994), que sucedeu Fernando Collor após o impeachement. Marta Suplicy é nesta campanha, o que foi Erundina naquele momento: querem faze-la engolir mais uma decisão ditatorial de Lula que impôs o nome de Fernando Haddad sem nem mesmo maquiar uma "convenção". Em Recife, o prefeito João da Costa venceu a convenção mas não levou. Este PT só não conhece quem não quer ver!

Por que essa gente quase se mata e depois se junta como se fossem amigos de infância?

No caso atual da campanha em São Paulo, tudo é feito para conseguir o maior tempo de TV possível. Maluf é dono de um minuto e meio; Fernando Haddad é um ilustre desconhecido na capital paulista ou está "fixado" nas lambanças do ENEM, do qual foi o gestor supremo enquanto Ministro da Educação. É preciso vender este "novo produto" para o eleitor da periferia, o pobre miserável, aquele que pode ser enganado pela "cara" de Lula, Erundina e Maluf à frente do rosto desconhecido de Haddad. E assim acumula-se VOTOS.

No plano federal a coisa toda gira em torno de dois polos: exposição da legenda partidária (com captação de prestígio político) e gerir verbas públicas, que é o ralo para absorção de verbas partidárias em futuras campanhas. Não, não vou falar sobre todo o mais que estamos cansados de saber: corrupção!
O partido de Maluf pertence a tal "base aliada" que mais não é do que uma base alugada para fazer passar as Medidas Provisórias da Super Gestora Dilma. Isso lhes confere o privilégio de "emendar" o orçamento da União com garantia de sucesso: ou seja, grana federal para os seus próprios aliados políticos nos estados e municípios.

Por esse motivo você ouve, lê ou vê nos telejornais que a Ministra Idelí "liberou" verba de tantos milhões para os deputados e senadores, as vésperas das votações numa das casas do Congresso Nacional. É a senha pra por a mão na grana: vota SIM (ou não, de acordo com a conveniência do executivo) que o dinheiro está a disposição na boca do cofre. E suas excelências, nossos nobres deputados e senadores se põe a votar com pompa e circunstância, como se fossem a peça mais importante da democracia brasileira, fazendo crer com seus discursos da boca pra fora que aquele projeto vai mudar a vida de todos nós!

E muda mesmo! Logo você vai precisar de transporte público e... nada! Creche para seus filhos e ... nada! Escola de qualidade como lhe garante a Constituição e... nada! É assaltado e baleado, porque a segurança... nada! Vai parar num hospital do SUS e... nada! Morre, por falta de UTI e até de médico. Nas próximas eleições lá vai todo mundo da sua família votar naquele que ouviu dizer de alguém que recomendou que o parente precisa que é uma indicação dum rosto conhecido que falou bem do candidato no tempo gratuito do horário eleitoral na TV.
MAS VOCÊ NÃO TEM NADA A VER COM ISSO, NÉ?


"Não há dúvida: pensar me irrita, pois antes de começar a pensar, eu sabia muito bem o que eu sabia
Mentir e Pensar, de Clarice Lispector em seu livro Aprendendo a viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário