quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo Inteligente

Não, não!
O título deste post não se refere ao nosso...
O nosso é burro! Não existe outra palavra, a não ser que você queira ser ainda mais realista do que eu. Nesse caso, você vai poder chama-los de estúpidos, idiotas... e estará certo!
Senão vejamos:
No dia do encerramento da Rio+20 o Brasil (Ministro Mantega e sua chefe Sra. Dra. Dilma, a Gestora mais capaz de toda a "istóriadextepaiz") vai ao plenário e fala maravilhas sobre o nosso Etanol. Aquele mesmo, conhecido entre nós por "álcool": não emite gás de efeito estufa, não é combustível fóssil, é renovável, gera emprego e renda no campo, blá-blá-blá... Os "gringos" ficam maravilhados, batem palmas, brilham os olhinhos e até sentem uma pontinha de inveja: fomos os primeiros no mundo! No MESMO dia, "surprise!"... a Petrobrás anuncia aumento do preço da gasolina (quase 8%)  e do diesel também; e o que faz o nosso governo? O que? O que? O que?

Reduz a CIDE, impostinho com sobrenome de contribuição pra enganar a nós, os contribuintes; e "empata" de novo o preço do combustível fóssil que emite gás de efeito estufa, que precisa ser importado e custa uma banana pra extrair dos nossos campos, a imensa maioria em alto mar. Conclusão: o preço na bomba (posto) não sobe! Que bom! Que bom! Que bom! Que governo bonzinho! Como a "Soberana, Primeira e Única" é competente, como ela se preocupa com os miseráveis que andam de fusquinha e não podem gastar mais com gasolina, como ela se preocupa com o trânsito e incentiva a todos continuarem gastando gasolina (não aumentou) e entupir as estradas e as ruas das grandes cidades... Ooops! O que? Sim!

Nós temos etanol renovável, produzido a partir da cana-de-áçucar. Não emite gás de efeito estufa, é muito menos poluente do que a gasolina (e do diesel, não esqueçam do diesel), é uma tecnologia que podemos exportar, gerar divisas; ao invés de importar petróleo. Ãhn? Vou ficar só nisso...
O que faz nosso governo em pleno encerramento da Rio+20? Diz para o consumidor (nós) que pode gastar gasolina sem problema, que ele (governo) vai absorver o aumento, abrindo mão da arrecadação da CIDE pra bomba não ter aumento de preço, pra não encarecer pro eleitor... Ooops! Eleitor? Eleição em Outubro deste ano... o PT quer ganhar o máximo de municípios possível... mas vamos deixar barato e nem colocar essa questão a luz da verdade!
O fato é que esse dinheiro da CIDE, que eu sou contra lá no nascedouro, poderia "voltar" para o consumidor em forma de INVESTIMENTO. Aumento da frota dos ônibus, implantação de rede ferroviária nas grandes cidades (metropolitano) e desenvolvimento do transporte marítimo.
Eu não posso me conformar com o fato de não haver um sistema de transporte nas águas deste país. São rios, lagos e o oceano banhando o leste do Brasil, de Macapá (AP) ao Rio Grande (RS).

Mas este governo inteligente, comandado pela maior gestora de toda a história desde que Cabral aqui aportou, abre mão de arrecadação pra não aumentar o preço da gasolina em ano de eleição!
- E os acionistas da Petrobras? Eles que se danem...
- E um amontoado de carros nas ruas das grandes cidades? Os prefeitos que "se explodam"...
- E o custo de implantação do projeto de etanol durante os últimos 30 anos? Ah! Já passou, desapega...
- E a emissão de gás de efeito estufa? Psiu! Para de falar nisso! Estamos em plena ressaca da Rio+20... Cara chato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário