quarta-feira, 12 de maio de 2010

dunga@ferroutudo.com.br

Acho que pela nossa falta de intimidade, não poderei aqui trata-lo carinhosamente por "orelhudo", não é, Dunga?
Tentarei manter o nível, como você sempre pede nas suas entrevistas coletivas. Mas, que sempre esquece de fazê-lo, tratando os assuntos que o desagradam com ironia e sarcasmo.
Vou discorrer pouco sobre a convocação, desastrosa, e mais sobre sua entrevista coletiva após a divulgação desta lista infame de nomes que você (e o Jorginho) fizeram; para nosso desespero (torcida brasileira).

Não há como, nem com a maior boa vontade do mundo, aceitar que Jusué, Kleberson, Doni, Felipe Melo, Elano, Julio Baptista, Gilberto Silva, Ramires e Gilberto estejam em qualquer lista de "selecionados" para uma disputa de Copa do Mundo de Futebol; sem que nela estejam Neymar e Paulo Henrique "Ganso". Eles estando, já ficaria difícil engolir a maioria destes outros nomes. Sem eles, é impossível!

Por uma única razão: Neymar e Ganso são jogadores excepcionais de futebol, os outros apenas jogadores. Quem é "bom de bola" não pode ficar fora de uma lista dessas, é inadmissível. Mesmo que o Brasil vença a Copa, o que é quase impossível com um elenco desses; minha opinião é de que "deveria" ser mais fácil, ou mais alegre, ou mais prazeroso ver jogar, um time com estes dois garotos entrando e arrasando com os "cinturas duras" europeus. Pronto, falei . . .

Quanto a entrevista coletiva, um desastre ainda maior! Quando você, orelhudo, desculpe, Dunga, passou a citar a história; deu pra ver que as lições da senhora sua mãe não foram absorvidas em casa. Como professora de história, ela deve ter ensinado a você que ditadura, apartheid, nazismo, escravidão; tudo isso foi mazela do mundo. Não é necessário ter vivido isso pra saber, por isso mesmo temos as "professoras de história", como a sua mãe, pra ensinar estes fatos.
Que querer a unanimidade de pensamento, principalmente coincidindo com o seu e o do Jorginho, não é um exemplo clássico de democracia. As relações estabelecidas entre o que o povo brasileiro pensa da Seleção e estes fatos históricos, foram totalmente descabidos, incompatíveis e inadequados . . .

Primeiro porque vocês foram jogadores de futebol, não estadistas, pensadores, filósofos ou coisa que o valha . . . Segundo, porque vocês NUNCA haviam sido treinadores de futebol antes (apenas atletas) e que estão indo pra uma Copa do Mundo sem experiência anterior. Então, dizer que Neymar e Ganso não tem experiência e por isso não foram convocados, é um contra censo com a própria condição de vocês dois.

Seu clichê de que a convocação foi feita "tijolinho por tijolinho" pelos próprios jogadores, durante os últimos 3 anos e meio, é uma grande balela. O que (e quando) o Josué jogou uma "barbaridade" na Seleção para merecer ser convocado? O que jogou o Kleberson? Só em 2002 e mesmo assim num único jogo; e nem foi nenhuma "barbaridade". Explica, se é que você sabe fazer; como vai mudar um jogo em que o Kaká ou o Robinho não estejam jogando (machucados, suspensos ou rendimento pífio - como vem sendo há cerca de um ano) e você olhar pro banco e ver Josué, Kleberson e Julio Baptista? E se ainda estivermos perdendo este jogo, faltando menos de meia hora pra partida acabar?

Só contando com a sorte, como foi na Copa das Confederações com aquela falta que o Daniel Alves acertou (contra a África do Sul) já no último minuto. Ou aquela cabeçada do Lúcio, na mesma Copa das Confederações (contra os Estados Unidos), depois do escanteio do Elano. E estou falando do Lúcio e do Daniel Alves, dois jogadores reconhecidamente "ótimos". Não cabeças-de-bagre como os que você costuma contar.

Fiquei estarrecido com as razões que levaram vocês a convocar o goleiro Gomes. Porque ele se juntou ao grupo na Inglaterra, mesmo não tendo sido convocado? Mas ele joga lá, ele mora lá naquele país . . . Se ele jogasse na China e pegasse um avião, voasse 24h só para "dar uma força" aos companheiros, vá lá . . . Mas "atravessar a rua" e ir no hotel fazer uma visitinha? Pelo amor de Deus . . .
E o caso do Doni? Que ele está na reserva do Roma porque "peitou" seus dirigentes pra jogar pela Seleção. Balela! Está na reserva porque o outro goleiro é MELHOR do que ele, o que não é lá muito difícil . . .
Enquanto isso o Fábio (Cruzeiro) e o Vitor (Grêmio) que desde o ano passado estão "fechando o gol" nos seus clubes, vão ver a Copa pela TV.

E o Grafite? Garoto bom de juntar "tijolinhos" esse . . . Jogou 27 minutos num amistoso contra a Irlanda, nem lembro; e vai pra Copa sem ter feito um gol sequer pela Seleção. Os seus "3 anos e meio" foram reduzidos a "27 minutos" neste caso, o que percentualmente dá no mesmo que o Neymar e o Ganso têm na Seleção, ou seja; quase zero %! Mas, para o Grafite vale, pra eles não! Esta sua coerência é mesmo engraçada, se não fosse trágica!

Mas o pior de tudo, o que mais me deixou preocupado, foi que vocês (tu, orelhudo; e o Jorginho), acham que tem o "Rei na Barriga", que são os "sábios" do futebol; que se forem campeões, serão os heróis da nação brasileira. Não serão . . .
Vocês não aprenderam a lição: democracia é a pluralidade de idéias, é o livre pensar, é a liberdade de expressão, é poder discordar de vocês, é até poder torcer contra . . .
Não! Não será uma traição à pátria de chuteiras! A Seleção de Futebol é um grupo que vai a uma competição esportiva, não para a guerra! Não vamos defender fronteiras, com a Seleção! É só um esporte! Podemos (o povo brasileiro) achar que, a Espanha, por exemplo, mereça ganhar a Copa. Porque jogou melhor; ou a Inglaterra, porque estava taticamente mais bem postada em campo. Só não vamos querer o sucesso da Argentina. Compreensível! Sei lá!

Vamos torcer pro Julio Cesar não tomar gol, pro Lúcio, Juan, Kaká e Robinho fazerem uma boa Copa, salvar e marcar gols . . . Queremos mesmo que o Luis Fabiano seja o artilheiro, arrebente . . .
Mas torcer por você e pelo Jorginho?
Não! Não há essa obrigatoriedade, não . . .

Mas vocês podem contar com a torcida dos Jusués, dos Klebersons, dos Julios Batista!
Ou não . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário