quarta-feira, 2 de junho de 2010

Brasil 3 x 0 Zimbabwe


O jogo amistoso e preparatório para a Copa da África, entre Brasil e Zimbabwe foi, como eu já esperava, pavoroso!

Ficaram algumas certezas (pra mim): Kaká está "mal" e não tem substituto; Júlio Baptista é "muito, mas muito" abaixo das nossas necessidades e tradição; Dunga é um "orelhudo" incurável e só nos resta rezar pra "tudo" dar certo. Vai ser preciso uma conjugação "interstelar", um alinhamento "zodiacal" e o desejo "divino" pra gente ser hexa. Amém!


O Zimbabwe é uma "caricatura" de time de futebol. Mas, teve ao seu favor duas faltas perigosas nos primeiros 15 minutos de jogo, só não teve qualidade pra converter em vantagem. Aos 19 minutos, num erro de marcação do Tiago Silva, perderam um gol feito dentro da grande área do Brasil. Aos 26 deixaram um chute na trave brasileira, apesar do árbitro já ter paralisado o lance. Aos 27min e 30 seg, Gomes (que entrou no lugar de Júlio Cesar, machucado) fez grande defesa e evitou o gol dos africanos.


Até os 31 minutos do primeiro tempo o Brasil só vencia o Zimbabwe em "passes errados": 19 contra 9; só este dado já mostra nossa pouquíssima qualidade neste jogo. Elano foi quem mais errou passes, e não dá pra entender porque o Brasil jogou com 3 volantes até o final da partida. Se fosse contra a Holanda ou Espanha, o Dunga escalaria 6 volantes?


O Brasil conseguiu seu primeiro escanteio aos 11 minutos e deu trabalho ao goleiro do Zimbabwe só aos 12min; uma bola fraca, sem nenhum perigo. Robinho só começou a jogar "um pouquinho" depois dos 18min; até então não tinha acertado um único passe.


O primeiro chute ao gol, propriamente dito, foi para fora: Luiz Fabiano chutou forte em direção ao gol mas a bola saiu à direita do goleiro. Isso eram 25min do primeiro tempo. Logo depois o Júlio César se machucou e saiu. O segundo chute ao gol do adversário foi de Maicon, aos 35min; que o goleiro defendeu tranquilamente.


O gol saiu aos 42min; uma falta muito bem cobrada por Michel Bastos à "la Roberto Carlos". Um foguete que o goleiro nem viu onde ela entrou. Mas, achei que a marcação da falta foi equivocada, Luiz Fabiano se jogou quando foi marcado pelo atleta do Zimbabwe. O segundo gol do Robinho (na foto comemorando com Doni) foi um lançamento primoroso do Maicon; dois minutos depois. Então, o Zimbabwe parou de jogar!


No segundo tempo não aconteceu nada importante além do belo gol do Elano, depois de uma tabela espetacular conduzida pelo Daniel Alves e com a participação do Júlio Baptista. E foi só!


Neste período estávamos com os seguintes reservas em campo: goleiro, lateral direito, zagueiro central, quarto-zagueiro, meia de ligação, meia-armador e atacante; ou seja: só quatro titulares! Destes, os três volantes! Um jogo-treino que não precisava existir, um coletivo seria mais proveitoso; os reservas da seleção brasileira são melhores do que o Zimbabwe umas duas ou três vezes.

3 comentários:

  1. O que dizer?

    O negócio é torcer pra que dê tudo certo na copa...

    Tá, ok... vai ser difícil.

    ResponderExcluir
  2. Ola, Tinho(antigo sr.4),o senhor também no blogspot?Que legal!! To te seguindo.

    Beijos
    Danila( papo de mulher independente)

    ResponderExcluir
  3. AAh, deixa eu comentar esse artigo...Assisti esse jogo e ele me deixou com um gosto amargo no primeiro tempo.Estava nitido que o time do Zimbabwe estava dominando o jogo.Os brasileiros passavam a bola errada, não havia comunicação entre eles, e pareceia que estavam desanimados. Para falar a verdade, queria um jogaço mesmo!Fizeram três gols emcima do adversário, mas nem sempre sinal de gols quer dizer que o time estava jogando bem. Dunga deve dar um puxão enorme de orelha nos jogadores, afinal estamos perto da abertura dos jogos e um jogo morno como esse não fará bem ao Brasil, afinal qualquer "mancada" valerá o fim da nossa estada na Africa.

    Beijos

    ResponderExcluir