sexta-feira, 11 de junho de 2010

Da África, direto do meu Sofá


Vocês também acharam que os fotógrafos estavam muito "civilizados" e "organizados"? Todos comportadamente enfileirados para clicar a entrada dos jogadores da África do Sul e do México? Mas, voltando alguns minutinhos no tempo, o close denuncia o "cercadinho" feito pelos seguranças pra por ordem nos repórteres.

Aproveitando que estamos falando de África do Sul, você está por lá e percebe que o garçon fala zulu; você não quer deixar por menos e faz o que? Manda uma saudação:
- Howzit? (E aí, beleza?) O garçon então responderá:
- Sharp sharp! (Beleza!) Você então se empolga:
- Lekker! (Maneiro!) E já vai pedindo:
- Ngicela e beer (Quero uma cerveja). Dê preferência pela Castle, mas tope uma Windhoek, importada da Namíbia, se ele te oferecer.

Depois do sucesso desta breve "conversa", só mesmo se der uma sorte daquelas e pintar uma companhia. Então sua saudação em zulu deve ser: - Howzit, omuhle!
"Howzit" você já sabe, ensinei mais acima; "Omuhle" é um elogio para uma mulher bonita.
Se for manhã, você pode dar "bom dia" pra ela: - Sawubona. Mas isso se ela estiver sozinha. Se tiver outra pessoa com ela, diga: - Sawubonani. Mas você não deve ter tanta sorte assim . . .
Mesmo que ela não responda e nem te devolva um sorriso, seja elegante; diga "obrigado":
- Ngiyabonga. Tá, sei que é complicado, vamos treinar então: "inhabonga", vamos, repita!

Se nem mesmo assim ela corresponder, mantenha a calma, faça de conta que foi educado na Suíça e dê um "tchau": - Usalekahkle.

Depois suba para seu quarto de hotel e assista a Copa pela TV. Você gosta de ouvir o Galvão, gritando feito uma gralha; fala a verdade . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário