Foto mostra "Trending" nacional em 22/Jun/2010 com @CALABOCATADEUSCHMIDT em primeiro.
A Rede Globo de Televisão não vive um "bom momento" nesta Copa do Mundo, definitivamente. Esta semana o treinador (?) da Seleção Brasileira, "atacou" de forma ignorante e mal educada, no ar, durante a entrevista coletiva após Brasil 3 x 1 Costa do Marfim; o apresentador do quadro esportivo do Bom Dia Brasil, jornalista Alex Escobar.
Segundo reportagem publicada no site da UOL, a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira - presidente da CBF - a realização de três entrevistas exclusivas com jogadores da seleção no domingo à noite, para o Fantástico.
A Rede Globo de Televisão não vive um "bom momento" nesta Copa do Mundo, definitivamente. Esta semana o treinador (?) da Seleção Brasileira, "atacou" de forma ignorante e mal educada, no ar, durante a entrevista coletiva após Brasil 3 x 1 Costa do Marfim; o apresentador do quadro esportivo do Bom Dia Brasil, jornalista Alex Escobar.
Segundo reportagem publicada no site da UOL, a Globo negociou diretamente com Ricardo Teixeira - presidente da CBF - a realização de três entrevistas exclusivas com jogadores da seleção no domingo à noite, para o Fantástico.
Dunga ficou sabendo e vetou. Na coletiva pós-jogo contra a Costa do Marfim, Escobar falava ao telefone com o colega Tadeu Schmidt, explicando que o treinador havia vetado as entrevistas. Dunga ouviu e parou a coletiva para interpelar Escobar. O que se viu na sequência - pelo mundo todo - foi aquela coleção de palavrões.
Dunga mostrou estar completamente despreparado para a atividade de prestar informações à mídia, deixando-se envolver por provocações ou discordância de suas convicções. Uma lástima!
A Globo imediatamente reagiu com seu time de "analistas" e "narradores", além de declaração durante o Fantástico, reprovando a atitude de Dunga, através de Tadeu Schmidt. Os blogs e colunas dos jornalistas da Globo, descreveram a cena e opinaram contra o treinador.
Na semana anterior, através do Twitter, a Globo viu seu principal nome na Copa da África ser massacrado com o episódio do @calabocagalvao. Também imediatamente, reagiu fazendo "humor" nos programas esportivos do dia e subsequentes, até com declaração de Galvão Bueno dizendo que estava orgulhoso e se solidarizava com a causa do "papagaio Galvão", uma das supostas interpretações que os "gringos" deram para a "campanha".
Entre outras, como um provável "instituto" de preservação ambiental ou novo hit de Lady Gaga, o @calabocagalvao "seria" uma campanha chamando a atenção para a extinção de uma ave amazônica. Balela!
Dunga mostrou estar completamente despreparado para a atividade de prestar informações à mídia, deixando-se envolver por provocações ou discordância de suas convicções. Uma lástima!
A Globo imediatamente reagiu com seu time de "analistas" e "narradores", além de declaração durante o Fantástico, reprovando a atitude de Dunga, através de Tadeu Schmidt. Os blogs e colunas dos jornalistas da Globo, descreveram a cena e opinaram contra o treinador.
Na semana anterior, através do Twitter, a Globo viu seu principal nome na Copa da África ser massacrado com o episódio do @calabocagalvao. Também imediatamente, reagiu fazendo "humor" nos programas esportivos do dia e subsequentes, até com declaração de Galvão Bueno dizendo que estava orgulhoso e se solidarizava com a causa do "papagaio Galvão", uma das supostas interpretações que os "gringos" deram para a "campanha".
Entre outras, como um provável "instituto" de preservação ambiental ou novo hit de Lady Gaga, o @calabocagalvao "seria" uma campanha chamando a atenção para a extinção de uma ave amazônica. Balela!
Os "gringos" não entenderam o que se passava, gaiatos começaram a especular e a cada meia hora surgia uma explicação. A internet fez o resto! Durante dias, @calabocagalvao ficou em primeiro no ranking mundial de acessos do Twitter (como destacado na foto acima).
A Globo ficou em polvorosa, pois construir a imagem de credibilidade de Galvão Bueno levou anos, várias Copas do Mundo, Campeonatos de Pilotos de F1 e Olimpíadas. Por outro lado, demonstrou para a emissora que as informações erradas, ou opiniões mal proferidas pelo narrador, cansaram o telespectador de "melhor nível", com acesso à outros meios de comunicação. Formular marketing pessoal de suas "estrelas" ficou ainda mais difícil, com o aparecimento de ferramentas como o Twitter e a velocidade de propagação no mundo inteiro, não só no Brasil.
Ainda nesta semana, o "trending" nacional do Twitter trouxe em primeiro uma nova campanha: @calabocatadeuschmidt; agora com mais um agravante (foto acima). A "campanha" pede que no próximo dia 25, data do jogo do Brasil, seja feita uma espécie de "greve de Globo". É o chamado #diasemglobo na expressão dos twitteiros.
A Globo ficou em polvorosa, pois construir a imagem de credibilidade de Galvão Bueno levou anos, várias Copas do Mundo, Campeonatos de Pilotos de F1 e Olimpíadas. Por outro lado, demonstrou para a emissora que as informações erradas, ou opiniões mal proferidas pelo narrador, cansaram o telespectador de "melhor nível", com acesso à outros meios de comunicação. Formular marketing pessoal de suas "estrelas" ficou ainda mais difícil, com o aparecimento de ferramentas como o Twitter e a velocidade de propagação no mundo inteiro, não só no Brasil.
Ainda nesta semana, o "trending" nacional do Twitter trouxe em primeiro uma nova campanha: @calabocatadeuschmidt; agora com mais um agravante (foto acima). A "campanha" pede que no próximo dia 25, data do jogo do Brasil, seja feita uma espécie de "greve de Globo". É o chamado #diasemglobo na expressão dos twitteiros.
Pode ser visto também, na mesma imagem, que já tem gente dizendo que "tadeu" é um macaquinho em extinção e que esta é uma campanha do projeto 2 do "Galvão Institute". São os "gaiatos" em ação e que fazem a campanha "pegar"!
Para esta semana ainda, estou na expectativa de ver "pegar" no Twitter a campanha "libertem o Caio", assunto do blog do casseta Hélio de La Peña; reclamando da permanência ostensiva, em estúdio, do comentarista e ex-jogador Caio Ribeiro nos programas esportivos de pré e pós jogo, da TV Globo.
Na foto do jogo contra a Coréia do Norte (ao alto), vê-se claramente uma faixa citando o fenômeno de mídia anteriormente descrito; o que levou a Globo, com seu prestígio, interferir junto aos organizadores, para "fazer desaparecer" o material. Três minutos depois a faixa havia sumido.
Na internet a Globo não terá este recurso. Precisa mesmo é "repensar" o marketing pessoal das suas "estrelas".
Na internet a Globo não terá este recurso. Precisa mesmo é "repensar" o marketing pessoal das suas "estrelas".
Eu tava assistindo o Fantastico e vi quando tudo aconteceu. Mas o Escobar não apareceu, como sabem que foi com ele?
ResponderExcluir