domingo, 11 de julho de 2010

ACABOU mais uma Copa do Mundo


ESPANHA, Campeã Mundial de Futebol. E pela primeira vez na história; já era tempo! Mas se tivesse sido a HOLANDA, também seria merecido. É que em 1974 esta mesma Holanda encantou o mundo com o futebol mais bem jogado que eu já assisti. O "carrossel holandês", a "laranja mecânica" era um show dentro do show, como deve ser uma partida de futebol.
A Espanha nunca havia apresentado antes uma equipe tão técnica, praticamente em todas as posições tem gente boa de bola. E isso vem desde 2008 quando sagrou-se Campeã da Europa.
Itália, França, Brasil, Inglaterra e Argentina, ficaram pelo caminho; também merecidamente.

A Itália e a França foram prepotentes com seus times de estrelas do passado, não souberam ousar, apostar no novo, mesclar seus jogadores para dar força, vigor e qualidade aos seus times. Como fez a Alemanha, por exemplo. E muito bem feito, uma seleção jovem, sem a tão propagada experiência internacional, chegou bonito em terceiro lugar. Brasil e Argentina apostaram em comissões técnicas equivocadas, que não souberam "ler e mexer no jogo" quando foi necessário. Além de selecionar errado, mesmo tendo disponível um "arsenal" de jogadores à disposição. O que não tem o Uruguai, que foi quarto colocado na classificação final.
A Inglaterra fez quase tudo certinho: treinador vencedor, seleção correta, mescla de gerações; mas a qualidade não é mais a mesma. O estilo de jogo inglês não pode ser esse que Capello tentou introduzir; e este foi o pecado!


A próxima Copa do Mundo será aqui no Brasil. Bem, a vantagem é que se não chegarmos as semi-finais, pelo menos não teremos o "trauma" de voltar pra casa mais cedo, não é mesmo?
Muitos perguntam: não temos outras prioridades? Saúde, educação, segurança?
Sim! Temos, e urgentes! Mas, investir em mega eventos como uma Copa do Mundo, uma Olimpíada, deixa um legado ao povo; e este legado é "quem" vai proporcionar até mesmo a conscientização política de que é necessário AVANÇAR: resolver todos estes problemas sociais para que esta nação possa ser orgulho do seu governo, dos seus políticos e da sua gente.

Não é idolatrando "coronéis" da política e reelegendo-os; não é dando poder à "populistas" despreparados e semi-analfabetos; não é elegendo "cretinos" que iremos fazer valer nossos direitos de cidadãos, que pagam impostos altíssimos para sustentar toda esta "cambada" que está aí, séculos e séculos . . .

É interagindo com outros povos que virão nos visitar, é observando seus costumes e atitudes, é vendo que é necessário estar bem equipados para proporcionar satisfação aos visitantes, ter infraestrutura para proporcionar conforto e segurança; que nós vamos entender que também merecemos ser "bem tratados" pela nossa classe política.
Então vamos votar diferente, vamos cobrar atitudes, bons exemplos e honestidade!
Como cobramos dos nossos ídolos, no futebol.
Porque no futebol a gente só fica feliz quando é Campeão!


As imagens que ilustram este artigo são propriedade da Louis Vuitton, feitas para a campanha da sua linha de malas para viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário