quinta-feira, 8 de julho de 2010

Magra, pra sempre!


Eu juro que sempre suspeitei disso . . . mas agora o livro do americano Will Clower (Editora Campus), confirma e mostra de forma simples e clara, quais são as regras que devemos seguir nas refeições.

"Chupei" o texto do blog "Comer para Crescer" que fez um resumo de um artigo da Lívia Diniz sobre o livro.

Apreciem SEM MODERAÇÃO:

Concentre-se nas refeições! Nada de comer lendo, assistindo televisão, ou em pé num balcão. Aprenda a saborear a comida.

Coma pequenas porções de vários pratos diferentes na mesma refeição. Nosso cérebro precisa de, pelo menos, 20 minutos para processar a informação de que estamos nos alimentando. Se comemos muito rápido, essa informação não chega ao cérebro e aí acabamos comendo mais para termos a sensação de saciedade. A troca de pratos ajuda a passar o tempo, retardando o consumo de comida e favorecendo a digestão.

Coma alimentos de verdade. Tudo o que não for feito de ingredientes naturais deve ficar de fora do seu cardápio. Evite alimentos que, na sua composição, não dêem em árvores ou não possuam origem animal. Escolha sempre alimentos frescos. Produtos embalados contêm conservantes, corantes, espessantes, estabilizantes, adoçantes, acidulantes, que o corpo tem mais trabalho para digerir. Entre as gotinhas e o açúcar, mesmo o refinado, o segundo, acredite, ainda é a melhor opção.

Diminua os doces. Na França, os doces não são tão doces quanto em outros lugares, inclusive no Brasil. Os bolos, croissants, pães não levam tanto açúcar e o paladar francês está acostumado com esse padrão. Faça isso na sua casa também.

Reeduque o seu paladar: tire o costume de comer comidas artificiais, excesso de açúcar e sal

Prefira produtos integrais: arroz, massa, pães . . .

Não descarte a gordura. Escolha as mais saudáveis, como os azeites e óleos vegetais. Comidas sem gordura contêm mais açúcares e mesmo assim não satisfazem por completo.

Não coma nem beba ao mesmo tempo. Quando você ingere muito líquido, pode, sem querer, expandir sua capacidade de comer grandes quantidades.

Escolha bem seus alimentos. Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário